Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

São Paulo: pela primeira vez, Nunes supera Boulos fora da margem de erro

Levantamento sobre a sucessão paulistana foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 29 Maio 2024, 12h12 - Publicado em 29 Maio 2024, 00h01

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera pela primeira vez fora da margem de erro a corrida por um novo mandato na maior cidade do país, segundo levantamento feito entre os dias 24 e 28 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 29.

No cenário mais provável hoje, Nunes tem 33,1% das intenções de voto contra 26,9% do seu principal perseguidor, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) — como a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, o prefeito tem pequena vantagem sobre o seu maior adversário.

Na sequência, aparecem a deputada Tabata Amaral (PSB), com 11,5%; o coach Pablo Marçal (PRTB), com 6,9%; a economista Marina Helena (Novo), com 4,1%; e o sindicalista Altino dos Prazeres (PSTU), com 0,9%.

Entre os entrevistados, 9,8% afirmaram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,9% não souberam ou não responderam.

Continua após a publicidade

A grande novidade nesse levantamento em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, entre o final de abril e início de maio, é a entrada de Marçal na disputa – ele lançou a sua pré-candidatura na sexta-feira, 24. Ele já havia tentado ser candidato a presidente da República em 2022, pelo Pros, mas acabou ficando sem legenda após a troca da cúpula do partido, que decidiu se aliar a Lula.

Outros cenários

O Paraná Pesquisas sondou outros dois cenários com as candidaturas do apresentador José Luiz Datena (PSDB) e do deputado Kim Kataguiri (União Brasil), mas é pouco provável que eles confirmem as suas pretensões – Datena, que nunca disputou uma eleição, já refugou em outras oportunidades, enquanto Kim não deve ter o apoio de sua legenda, que é aliada de Ricardo Nunes no governo municipal.

No primeiro cenário, com Datena, Kataguiri e outros candidatos nanicos, Nunes aparece numericamente à frente, com 28,1%, seguido por Boulos (24,2%), Datena (12,1%), Tabata (9,1%), Marçal (5,1%), Kataguiri (3,4%) e Marina Helena (3,2%) – outros três candidatos não atingem 1 ponto percentual. Nesse cenário, Nunes e Boulos estão empatados dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua após a publicidade

Em um outro cenário, sem alguns candidatos nanicos, aparecem Nunes (28,2%), Boulos (24,2%), Datena (12,1%), Tabata (9,3%), Marçal (5,1%), Kataguiri (3,4%), Marina Helena (3,2%) e Altino (0,5%).

Pesquisa

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores na cidade de São Paulo.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.