Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

São Paulo: nova pesquisa pode tirar o sono de Lula, do PT e da esquerda

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 15h16 - Publicado em 2 Maio 2024, 09h00

A nova pesquisa sobre a eleição municipal em São Paulo, feita pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 26 de abril e 1º de maio e divulgada nesta quinta-feira, 2, tem potencial para tirar o sono do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT e da esquerda, que aposta em um triunfo na principal cidade do país na corrida eleitoral deste ano.

Segundo o levantamento, o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), tem 35,2% das intenções de voto, contra 29,8% do seu principal adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), aposta do presidente e da esquerda para a eleição na cidade.

Como a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados quase no limite da margem de erro, mas o atual ocupante do cargo melhorou a sua posição em relação aos levantamentos anteriores feitos pelo mesmo instituto.

Nunes obtém a sua melhor marca desde novembro de 2023, quando tinha 28,1% — passou para 31,4% em dezembro, 34,7% em fevereiro, 34,3% em março e, agora, 35,2%. Já Boulos, que tinha 33,1% em novembro, foi para 32,9%, depois para 33,4%, 30,6% e, agora, 29,8%.

Outros candidatos

No levantamento divulgado hoje, a deputada Tabata Amaral (PSB) tem 10,6% das intenções de voto, seguida de Marina Helena (Novo), com 5,7%, e Altino dos Prazeres (PSTU), com 1,7%. Outros 8,7% disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 8,5% não souberam ou não quiseram responder.

Continua após a publicidade

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores na cidade de São Paulo.

site
O pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e o presidente Lula na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em Itaquera (Ricardo Stuckert/PR)

Campanha antecipada

Na quarta-feira, durante o evento das principais centrais sindicais para comemorar o Dia do Trabalhador, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste da cidade, Lula pediu votos para Boulos e chamou de “guerra” a disputa pela prefeitura paulistana. “Esse rapaz, esse jovem, está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com nosso adversário nacional (referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro), ele está disputando contra o nosso adversário estadual (governador Tarcísio de Freitas) e ele está disputando contra o nosso adversário municipal (prefeito Ricardo Nunes)”, disse o petista ao lado do deputado.

A campanha de Nunes vai questionar o episódio na Justiça Eleitoral, porque considera que houve propaganda eleitoral antecipada de Lula e Boulos em um evento bancado em parte com recursos públicos, como os gastos para a presença do presidente da República.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.