Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

RS: Eduardo Leite lidera ao governo, mas disputa com Onyx é apertada

Levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 23, pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Redação Atualizado em 23 Maio 2022, 12h04 - Publicado em 23 Maio 2022, 09h36

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera a corrida ao governo do Rio Grande do Sul, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 15 e 20 de maio e divulgado nesta segunda-feira, 23.

Embora pressionado por aliados, Leite ainda não decidiu se irá disputar um novo mandato ao governo –ao qual renunciou no início de abril para tentar ser candidato a presidente da República, sonho que ainda acalenta em meio à indefinição entre os partidos da terceira via.

Segundo o Paraná Pesquisas, se fosse candidato, Leite teria 27,3% das intenções de voto contra 19,2% do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, aparecem o ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB), com 9,5%; o senador Luiz Carlos Heinze (PP), com 6,9%; o deputado estadual Edegar Pretto (PT), com 4,0%; o vereador Pedro Ruas (PSOL), com 3,8%; o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan (PDT), com 3,3%; o deputado estadual Gabriel Souza (MDB), com 1,2%; o ex-deputado federal Roberto Argenta (PSC), com 1,0%; e o advogado Ricardo Jobim (Novo), com 0,8%.

Neste cenário, 12,0% afirmaram que irão votar em branco, anular o voto ou em nenhum, enquanto 11,0% não souberam ou não quiseram responder.

Continua após a publicidade

Sem Leite

No cenário sem Eduardo Leite – já que o governador sempre disse ser contra a reeleição –, Onyx lidera, com 21,9%, seguido de Beto Albuquerque (12,3%), Heinze (7,8%), o atual governador Ranulfo Vieira Júnior, do PDSB (5,9%), Pedro Ruas (4,9%), Bolzan (4,7%), Pretto (4,3%), Gabriel Souza (1,6%), Argenta (1,4%) e Jobim (1,0%). Neste cenário, 19,4% votariam em nenhum, em branco ou anulariam o voto e 14,9% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais com 1.540 eleitores de 62 municípios do Rio Grande do Sul e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RS-05915/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.