Rodrigo Pacheco sobe o tom contra o bolsonarismo — e o PT compartilha
Senador é apontado como 'plano A' de Lula para disputar o governo de Minas Gerais em 2026

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindberg Farias (PT-RJ), compartilhou um vídeo do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nas redes sociais com uma legenda afirmando que o senador está radicalizando seu discurso a favor de Lula e contra o bolsonarismo. O conteúdo também foi republicado pelo diretório de São Paulo do Partido dos Trabalhadores (assista abaixo).
“Pacheco abandona aparência de moderado, radicaliza com discurso de extrema esquerda e fala em resistir à anistia”, relata a legenda que aparece no início do vídeo, antes mesmo do senador começar a discursar. O conteúdo original foi publicado e escrito por uma página de direita nas redes sociais e não teve nenhuma edição no momento do compartilhamento pelo PT.
No vídeo, Pacheco critica os atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 e a tentativa dos bolsonaristas de pautar um projeto de anistia ampla e irrestrita, o que se estenderia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, por diversos meios, seja pelo Congresso Nacional ou por outras ações, como faz o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao pedir ajuda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A democracia… Que alguns insistiram em negar, em combater e em evitar no nosso país. E, agora, depois de tudo o que aconteceu, com plano de golpe de estado, com minuta de golpe de estado, com depredação de prédios público, com cooptação da sociedade a partir desse conceito antidemocrático, pretendem anistia ampla, geral e irrestrita, como se o 8 de Janeiro [de 2023] tivesse sido um passeio no parque. As instituições deste país funcionam, reagem, as universidades, os movimentos sociais, o movimento sindical, os professores, os partidos políticos, todos nós temos um compromisso com a democracia no país, que foi, sim, vilipendiada e atacada nos anos de 2022 e início de 2023 no nosso país”, começa Pacheco.
O senador também destacou a importância que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem neste contexto para, na opinião dele, defender a soberania nacional. “Nunca foi tão importante neste país os juízes, inclusive do Supremo Tribunal Federal, para aplicar lei e ordem àqueles que ultrajarem a democracia e o nosso estado de direito. Nunca foi tão importante a imprensa no nosso país, para poder dar a informação correta em tempos de falsidade, de mentiras que permeiam sobretudo as redes sociais, ainda não reguladas no nosso país (…). Nunca o Brasil precisou tanto do senhor [presidente, Lula] para garantir a soberania nacional”, disse.
Além da legenda do vídeo original, Lindbergh Farias complementou o conteúdo escrevendo uma frase para endossar as declarações do ex-presidente do Congresso. “É isso, Pacheco! Não podemos deixar esses canalhas passarem por cima do povo brasileiro”, disse.
Pacheco, que é tido como um político moderado de centro-direita, tem sido apontado pelo PT como o plano A de disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026, com apoio de Lula e em uma frente ampla, com nomes de centro e de direita.