Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Rio: por que a artilharia do PL vai mirar o candidato a vice de Paes

Sondagens mostram uma possível vitória do prefeito já no primeiro turno, mas tímido crescimento do aliado de Bolsonaro anima campanha

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 set 2024, 17h58 - Publicado em 27 set 2024, 14h14

O tímido crescimento de Alexandre Ramagem (PL) nas últimas pesquisas para a Prefeitura do Rio de Janeiro tem animado lideranças do partido de Jair Bolsonaro, que já apostam em uma estratégia para que o deputado federal chegue ao segundo turno contra o favorito Eduardo Paes (PSD).

Na reta final da campanha, integrantes do partido afirmam que o candidato deverá centrar artilharia no candidato a vice do atual prefeito, o deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD-RJ). O “plano” leva em consideração o fato de que Paes é cotado para disputar o governo estadual em 2026 e que, portanto, precisaria deixar a prefeitura menos de dois anos após assumir o virtual segundo mandato. Publicamente, o prefeito afirma que conduzirá a gestão até o fim.

“A população carioca vai saber que não é o Paes que ficará na cadeira até o final”, diz um importante membro do PL sobre Cavaliere. “Vamos usar isso nas inserções. Com certeza o morador da cidade do Rio de Janeiro não vai querer colocar na mão de um desconhecido a segunda maior cidade do país”, afirma.

Eduardo Cavaliere, de 29 anos, foi escolhido como vice na chapa do atual prefeito após o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) desistir da disputa. O jovem, ainda na faculdade de Direito, atuou como ajudante de Paes na campanha para o governo estadual, em 2018, e trabalhou na estratégia da corrida vitoriosa à prefeitura, de 2020. Com o êxito, foi escolhido como secretário municipal de Meio Ambiente, quando acabou licenciando-se para disputar a cadeira na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). Licenciou-se da vaga no Legislativo para assumir a cobiçada Casa Civil de Paes, onde permaneceu até meados deste ano.

Cavaliere também é fundador de uma startup de câmeras de monitoramento que atualmente tem acordos de cooperação junto às Polícias Civil  e Militar fluminense.

Continua após a publicidade

Disputa

Pesquisa Real Time Big Data divulgada na terça-feira, 24, mostra que Paes segue na liderança, mas com um recuo em relação às últimas semanas. Segundo a sondagem, o atual prefeito tem 57% das intenções de voto — na rodada anterior, de 11 de setembro, ele tinha 59%. A variação está dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos. Já Ramagem, segundo o instituto, cresceu seis pontos no mesmo intervalo, passando de 16% para 22%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.