Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Rejeição a Marçal e Datena aumenta após cadeirada em debate na TV

Primeiro levantamento do instituto Paraná Pesquisas após a agressão mostra que o coach é agora o candidato mais descartado pelos eleitores de São Paulo

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 set 2024, 10h45 - Publicado em 20 set 2024, 08h30

A agressão física de José Luiz Datena (PSDB) em resposta às provocações de Pablo Marçal (PRTB) no debate promovido pela TV Cultura no último domingo, 15, custou a piora da percepção dos eleitores sobre os candidatos. De acordo com o levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira, 20, a rejeição do tucano subiu 1,9 ponto percentual, enquanto a do coach aumentou 5,4 pontos percentuais em uma semana.

Com o resultado, Pablo Marçal chegou a 37,9% de rejeição e se tornou o candidato mais rejeitado nas eleições paulistanas, ultrapassando Guilherme Boulos (PSOL), que é rejeitado por 34,8% dos entrevistados — a rejeição do psolista cresceu 0,5 ponto percentual. Já Datena é o terceiro mais rejeitado e agora tem 22,6%.

O percentual de entrevistados que não votariam em Ricardo Nunes (MDB) corresponde a 10,1%; Tabata Amaral (PSB), 9,1%; João Pimenta (PCO), 7,3%; Marina Helena (Novo), 6,9%; Bebeto Haddad (DC), 6,6%; Altino Prazeres (PSTU), 5,9%; e Ricardo Senese (UP), 5,5%.

O último levantamento do Paraná Pesquisas para as eleições de São Paulo entrevistou pessoalmente 1.500 eleitores entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03057/2024.

Continua após a publicidade

Relembre o caso

No domingo passado, 15, durante o quarto bloco do debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo, o clima, que já estava acalorado, chegou ao ápice da baixaria. Após ser acusado de assédio sexual, Datena golpeou Marçal com uma cadeira. O tucano foi expulso do programa, e o coach saiu de ambulância do Teatro B32, onde o programa foi gravado, para o Hospital Sírio-Libanês. Ele passou a noite na casa de saúde para tratar do “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas”, conforme o boletim médico.

Depois do episódio, Datena e Marçal estiveram frente a frente em novo debate promovido pela Rede TV, que teve novas provocações. O tucano disse que não repetiria o ato: “Covarde apanha uma vez só”. Marçal comparou o comportamento de Datena ao de um orangotango. Um novo embate está marcado para a manhã desta sexta-feira, 20, quando o SBT promove mais um debate.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.