Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Recife: João Campos confirma favoritismo e pavimenta caminho para 2026

Prefeito de Recife foi reeleito no primeiro turno com 78% dos votos válidos

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 out 2024, 19h36 - Publicado em 6 out 2024, 19h05

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), foi reeleito no primeiro turno neste domingo, 6, com mais de 78% dos votos, uma ampla vantagem em relação aos adversários. Com uma das gestões mais bem avaliadas do país, o pessebista ensaia um voo mais alto para 2026. 

Bisneto de Miguel Arraes e filho de Eduardo Campos, ex-governadores de Pernambuco, o prefeito é herdeiro de um dos mais longevos clãs do Nordeste. É o político mais jovem a administrar uma capital, eleito aos 27 anos, em 2020, após uma acirrada disputa contra a prima Marília Arraes — com quem já se reconciliou. Dois anos antes, foi eleito deputado federal, sendo o mais votado do estado. 

Ele confirmou o favoritismo antecipado pelas pesquisas eleitorais, que mostravam o candidato com quase 80% das intenções de voto. Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro, terminou derrotado com cerca de 13% dos votos. Também disputaram a eleição Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Tecio Teles (Novo), Ludmila (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO). 

Embora desconverse sobre a possibilidade de tentar o governo do estado, aliados já dão a candidatura dele como certa em 2026. Por isso, a vaga de vice em sua chapa foi alvo de desejo de vários partidos. O PT foi uma das siglas que pleiteou o posto, com articulação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prefeito, porém, preferiu dar a vaga a Victor Marques (PCdoB), seu ex-chefe de gabinete e braço direito. 

À frente da capital pernambucana, João Campos se destacou por ações na educação e pela implementação de programas sociais. A boa avaliação é inconteste — apenas 4% dos recifenses, segundo o Datafolha, consideram seu trabalho ruim ou péssimo. A alta aprovação é resultado de entregas, principalmente na periferia, do que o prefeito chama de “infraestrutura social”, como escadarias, contenção de encostas e ampliação de serviços na assistência social, além de unidades habitacionais.

Também fez obras viárias estratégicas e tem a zeladoria elogiada. Na educação, ampliou de 6 500 para 13 000 as vagas em creches. O prefeito ainda chama a atenção pela comunicação descontraída nas redes sociais, onde acumula milhões de seguidores – no Carnaval, viralizou ao platinar o cabelo e dançar em cima do palco durante um evento no Marco Zero, ponto central da cidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.