Real Time Big Data: Paes lidera ao governo do RJ em todos os cenários
Flávio Bolsonaro e Cláudio Castro são favoritos ao Senado, indica pesquisa publicada nesta quinta-feira

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera todos os cenários da corrida eleitoral ao governo do estado em 2026. A pesquisa Real Time Big Data com simulações de primeiro turno foi publicada nesta quinta-feira, 9.
No primeiro cenário, Paes teria 53% das intenções de voto, marcando vitória eleitoral já no primeiro turno. Em seguida, aparecem o ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos), com 16%, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar (União Brasil), com 13% — a situação configura empate técnico na segunda posição. Em seguida, também tecnicamente empatados, surgem os nomes da vereadora Monica Benício (PSOL), com 2%, e do psiquiatra Ítalo Marsili (Novo), com 1%.

Sem Garotinho na disputa, Paes amplia vantagem com 61% do eleitorado, quase cinquenta pontos percentuais (pp) à frente de Bacellar, que fica em segundo lugar com 13% das intenções de voto no estado.

Um terceiro cenário, sem Garotinho, considera a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL). Nesta simulação, Paes lidera com 51% dos votos, enquanto o filho “Zero Um” do ex-presidente Jair Bolsonaro pontuaria 32% nas urnas.

No quarto cenário da pesquisa, a segunda posição é ocupada por um empate entre Bacellar e o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), ambos com 12% do eleitorado. Nesta hipótese, Paes fica em primeiro com 55% das urnas.

Senado: Flávio Bolsonaro e Cláudio Castro lideram disputa no RJ
Em 2026, os brasileiros irão às urnas para eleger dois terços das 81 vagas do Senado Federal. Pelo Rio de Janeiro, estão em jogo as cadeiras de Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, enquanto o terceiro senador fluminense, Romário, foi eleito em 2022 e tem mandato previsto até 2030. Os três nomes são filiados ao PL.
No principal cenário da disputa no Rio, Flávio Bolsonaro lidera com 29% das intenções de voto, seguido pelo atual governador, Cláudio Castro (PL), com 22% — ele está no segundo mandato consecutivo e não pode concorrer à reeleição ao Executivo. Na sequência, aparecem os deputados federais Benedita da Silva (PT), com 15%, e Marcelo Crivella (Republicanos), com 12%; o ex-deputado Alessandro Molon (PSB), com 7%; e o deputado Otoni de Paula (MDB), com 2%.

Sem Castro na corrida, Flávio mantém a liderança, com 32% do eleitorado fluminense. Ele é seguido por Benedita, com 16%; Carlos Portinho, com 13%; Washington Reis, com 11%; Molon, com 8%; e pelo deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 5%.

A pesquis Real Time Big Data entrevistou 1.500 eleitores no estado do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 8 de outubro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.