Quem será o novo responsável pela imagem e comunicação de Lula
Marqueteiro vai substituir Paulo Pimenta no comando da Secom

Na virada do ano, o marqueteiro Sidônio Palmeira assumirá o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). Ele vai substituir o ministro Paulo Pimenta, que estava no cargo desde o início da gestão, em janeiro de 2023.
A pasta é responsável por toda a estratégia de comunicação do governo federal e pelas ações de difusão das políticas públicas, que vinham sendo duramente criticadas, inclusive dentro do Planalto.
Sidônio foi o marqueteiro da campanha vitoriosa de Lula contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Foi o criador do slogan “União e Reconstrução”, atualmente utilizado pelo governo. Também participou das campanhas que surpreendentemente levaram Rui Costa e Jaques Wagner ao governo da Bahia. Além disso, atuou na equipe de Fernando Haddad, derrotado no segundo turno presidencial em 2018. Sua primeira campanha, no entanto, foi com Lídice da Mata, então no PSDB, a primeira mulher prefeita de Salvador.
Nascido em Vitória da Conquista, ele é formado em Engenharia pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca exerceu a profissão. Apesar de ter um histórico de esquerda, ele é sócio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), em um fundo imobiliário. Também é dono da Leiaute Comunicação, que mantém contratos de publicidade com o governo baiano.
Em maio, Sidônio foi chamado a Brasília para fazer um diagnóstico sobre a comunicação do governo. “Existe um gap (lacuna) entre o que é o governo e a percepção do governo. Se o governo está indo bem, mas seu desempenho nas pesquisas vai mal é porque falta comunicação”, disse o marqueteiro em entrevista a VEJA. “Se a economia vai bem, isso tem que chegar ao cidadão. Se não chega, falta comunicação”, acrescentou.
Em agosto de 2024, ele lançou o livro “Brasil da Esperança, o marketing nas eleições mais importantes da história do país”, com as peças exibidas durante a campanha petista de 2022. O evento, realizado em Brasília, contou com a presença de Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e ministros. “Eu acho que ainda tem que unir forças para derrotar a extrema-direita. E do ponto de vista da comunicação tem que entender que vale rua e rede. A rua nunca deixou de ser importante, mas a rede é também é importante“, afirmou Sidônio em entrevista na semana do lançamento do livro.