Digital Completo: Assine a partir de R$ 9,90
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Quem será o novo responsável pela imagem e comunicação de Lula

Marqueteiro vai substituir Paulo Pimenta no comando da Secom

Por Redação 24 dez 2024, 12h00

Na virada do ano, o marqueteiro Sidônio Palmeira assumirá o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). Ele vai substituir o ministro Paulo Pimenta, que estava no cargo desde o início da gestão, em janeiro de 2023.

A pasta é responsável por toda a estratégia de comunicação do governo federal e pelas ações de difusão das políticas públicas, que vinham sendo duramente criticadas, inclusive dentro do Planalto.

Sidônio foi o marqueteiro da campanha vitoriosa de Lula contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Foi o criador do slogan “União e Reconstrução”, atualmente utilizado pelo governo. Também participou das campanhas que surpreendentemente levaram Rui Costa e Jaques Wagner ao governo da Bahia. Além disso, atuou na equipe de Fernando Haddad, derrotado no segundo turno presidencial em 2018. Sua primeira campanha, no entanto, foi com Lídice da Mata, então no PSDB, a primeira mulher prefeita de Salvador.

Nascido em Vitória da Conquista, ele é formado em Engenharia pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca exerceu a profissão. Apesar de ter um histórico de esquerda, ele é sócio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), em um fundo imobiliário. Também é dono da Leiaute Comunicação, que mantém contratos de publicidade com o governo baiano.

Em maio, Sidônio foi chamado a Brasília para fazer um diagnóstico sobre a comunicação do governo. “Existe um gap (lacuna) entre o que é o governo e a percepção do governo. Se o governo está indo bem, mas seu desempenho nas pesquisas vai mal é porque falta comunicação”, disse o marqueteiro em entrevista a VEJA. “Se a economia vai bem, isso tem que chegar ao cidadão. Se não chega, falta comunicação”, acrescentou.

Em agosto de 2024, ele lançou o livro “Brasil da Esperança, o marketing nas eleições mais importantes da história do país”, com as peças exibidas durante a campanha petista de 2022. O evento, realizado em Brasília, contou com a presença de Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e ministros. “Eu acho que ainda tem que unir forças para derrotar a extrema-direita. E do ponto de vista da comunicação tem que entender que vale rua e rede. A rua nunca deixou de ser importante, mas a rede é também é importante“, afirmou Sidônio em entrevista na semana do lançamento do livro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.