Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem são os influenciadores que ajudaram em plano de golpe, segundo a PF

Relatório que foi tornado público nesta terça, 26, cita perfis na internet que teriam disseminado informações sobre manifestações e trama golpista

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 nov 2024, 19h35

O relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou Jair Bolsonaro e 36 aliados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa, diulgado nesta terça-feira, 26, dedica um capítulo inteiro aos influenciadores digitais que teriam ajudado a intentona golpista a galgar popularidade entre os apoiadores do ex-presidente. Nenhum deles foi indiciado no caso.

O primeiro mencionado pela PF é o empresário Paulo Generoso, detentor de uma conta no X (antigo Twitter) com 98 mil seguidores no fim de 2022 e hoje bloqueada por ordem judicial. Ele se apresentava como o criador da página de direita “República de Curitiba”. De acordo com prints que constam no relatório da PF, ele teria sido orientado pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a fazer algumas postagens a favor do ex-presidente, inclusive com informações importantes sobre manifestações bolsonaristas.

Antigo perfil de Paulo Generoso, suspenso por ordem judicial
Antigo perfil de Paulo Generoso, suspenso por ordem judicial (Divulgação/Reprodução)

Também constam no relatório da PF Bismark Fugazza, Antônio Pacheco e Paulo Souza, donos de um canal de humor bolsonarista chamado “Hipócritas” — que também foi retirado do ar. De acordo com a corporação, eles “tiveram posição de destaque nas manifestações que ocuparam a frente de organizações militares”. Há prints de publicações que eles fizeram tanto para convidar manifestantes para manifestações golpistas quanto para enaltecer esses episódios e seus protagonistas.

Após a prisão do Cacique Serere, no dia 12 de dezembro de 2022 em manifestação em Brasília, dois membros do “Hipócritas” foram flagrados entrando no Palácio do Alvorada com o blogueiro Oswaldo Eustáquio, hoje foragido da Justiça. Eles teriam falado diretamente com Bolsonaro e solicitado abrigo, com medo de serem presos.

Continua após a publicidade
Membros do canal 'Hipócritas' entrando no Alvorada com Oswaldo Eustáquio
Membros do canal ‘Hipócritas’ entrando no Alvorada com Oswaldo Eustáquio (Divulgação/Reprodução)

O relatório de 884 páginas tornado público nesta terça implica diretamente Bolsonaro com a tentativa de golpe de Estado, afirmando que ele “planejou, dirigiu e executou” a trama golpista. Segundo os investigadores, o ex-presidente tinha “pleno conhecimento” do plano para matar Lula e a ida dele para os Estados Unidos no fim de 2022 foi a adaptação de um plano de fuga de 2021 encontrado no computador de Cid.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.