Quem é Sidney Oliveira, o megaempresário de farmácias preso em São Paulo
Católico fervoroso e pai de dez filhos, dono da Ultrafarma começou a trabalhar no setor aos nove anos de idade e fundou um império na esteira dos genéricos

O empresário Sidney Oliveira tem 71 anos de idade, mas está no ramo de farmácia há mais de seis décadas. Nascido em Nova Olímpia, um pequeno município no interior do Paraná (hoje tem 5 800 habitantes) em novembro de 1953, ele começou a trabalhar em uma farmácia da cidade já aos nove anos de idade.
Leia mais: Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são presos em operação em SP
Depois, começou a vender medicamentos por conta própria, até abrir a primeira farmácia e criar uma rede com outras lojas do tipo, que chegou a superar a primeira dezena de unidades ainda nos anos 1980.
Após mudar-se para São Paulo, onde investiu em uma unidade própria na avenida Brigadeiro Luis Antonio, ele fundou em 1998 a rede Drogavida, que venderia logo depois. Em 2000, deu o passo decisivo de sua vida empresarial ao fundar a Ultrafarma e começar a olhar para o mercado de medicamentos genéricos que então se abria no Brasil.
Após o boom dos genéricos, ele fez outro movimento decisivo no mundo dos negócios. Em 2014, criou a linha de vitaminas que leva o seu nome e que o popularizou nas TVs, outdoors e anúncios de jornais como garoto-propaganda de sua própria marca. Entre setembro de 2023 e julho de 2024, chegou a apresentar eventualmente o programa Roda a Roda, do SBT, do qual era patrocinador, ao lado da titular Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos.
Leia mais: Como Sidney Oliveira se tornou queridinho dos famosos
Hoje, as empresas de Sidney Oliveira tem mais de 400 unidades físicas espalhadas pelo país, mas é também uma das principais no mercado de e-commerce, com mais de 4 milhões de clientes cadastrados e cerca de 15 mil produtos disponíveis. Segundo a companhia, até hoje, Sidney Oliveira negocia pessoalmente com fornecedores para garantir sempre os melhores preços.
O empresário também é conhecido por ter uma grande família (dez filhos) e ser católico fervoroso, o que se traduz em patrocínios e presença constante da marca em emissoras de TV desse segmento religioso. Ele também contribui com projetos sociais realizados por instituições ligadas à Igreja Católica, além de doar para hospitais como o Hospital do Câncer de Barretos.
Ele vive em Santa Isabel, cidade da região metropolitana de São Paulo que abriga um centro de distribuição da Ultrafarma e onde ele foi preso na manhã desta terça-feira em operação do Ministério Público que investiga esquema de corrupção para fraudar o pagamento de impostos – leia a reportagem sobre a prisão aqui.