Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Qual será o peso de Lula e Bolsonaro nas eleições municipais deste ano

Os dois líderes políticos se movimentam para influenciar nas disputas de capitais importantes, como São Paulo

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 9 Maio 2024, 10h30 - Publicado em 9 fev 2024, 13h00

Embora estejam se movimentando para influir na eleição municipais nas principais cidades do país, é relativa a capacidade de transferência de capital político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas apontou que 42,6% dos entrevistados disseram que o apoio de Bolsonaro a um candidato a prefeito não interfere na decisão pelo voto. No caso de Lula, o percentual dos que fizeram a mesma afirmação é de 35,4%.

O Paraná Pesquisas ouviu 2026 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos e a taxa de confiança é de 95%. A pesquisa foi feita a pedido do PL, partido de Bolsonaro.

O levantamento apontou que 31% dos entrevistados disseram que o apoio de Lula a um candidato aumenta as chances de votar nele. Para 29,2% as chances de um concorrente ser votado aumentam para 29,2% dos entrevistados.

Por outro lado, 31% dos eleitores disseram que as chances de um candidato ser votado por eles diminuem quando ele tem apoio declarado de Lula. Outros 25,3% disseram que se o apoio for de Bolsonaro, a vontade de votar no candidato diminui.

Especalistas avaliam que o cenário nacional geralmente tem baixa influência na decisão de voto do eleitorado. No pleito municipal, o eleitor mais preocupado com questões de seu dia a dia, como limpeza de ruas e poda de árvores.

Continua após a publicidade

São Paulo

No cenário político ainda polarizado entre lulistas e bolsonaristas apontado pela pesquisa, no entanto, Lula e Bolsonaro têm se movimentado para exercer influência ao menos nas cidades mais importantes do país. Em São Paulo, a principal delas, o presidente interferiu diretamente na formação da chapa do deputado federal Guilherme Boulos (Psol), que lidera as pesquisas de intenção de votos. A atuação de Lula foi determinante para que a ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy retornasse ao PT após anos de afastamento e fizesse parte da chapa de Boulos como candidata a vice. Bolsonaro, por sua vez, apoia a candidatura à reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). O ex-presidente indicou o coronel Melo Araújo, ex-comandante da Rota e ex-presidente da Ceagesp, para a vice de Nunes. O prefeito ainda não bateu o martelo sobre essa indicação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.