PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Qual será a primeira saia justa de Trump com as autoridades brasileiras

Caso pode envolver convite para a cerimônia de posse do republicano

Por Sergio Ruiz Luz Atualizado em 6 nov 2024, 14h16 - Publicado em 6 nov 2024, 09h07

Jair Bolsonaro já estava otimista com a vitória de Donald Trump mesmo quando as pesquisas americanas apontavam um cenário eleitoral indefinido. Com a confirmação da volta do republicano à Casa Branca, o ex-presidente rapidamente se manifestou comemorando o triunfo. Agora, a expectativa dele se volta para a cerimônia de posse de Trump. Em entrevista recente à VEJA, Bolsonaro já contava em ser um dos convidados para o evento. “Se ele ganhar, vai me convidar”, afirmou.

Caso o convite se confirme, o que parece mesmo provável diante da afinidade ideológica entre os dois, as autoridades brasileiras, em especial o STF, vão enfrentar a primeira saia justa com Trump. Como o passaporte de Bolsonaro foi apreendido no começo do ano pela PF por decisão do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe, o ex-presidente vai precisar de uma autorização do Supremo para poder sair do país. “Não sei se vão liberar meu passaporte”, disse o ex-presidente a VEJA.

O histórico não é favorável a Bolsonaro. Em março, a defesa do ex-presidente tentou recuperar o documento para viabilizar uma viagem dele a Israel. Moraes negou o pedido, baseando-se em manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que foi no mesmo sentido.

Mesmo contrariado com a retenção do passaporte, Bolsonaro diz que vai continuar respeitando a Justiça. “Com todo o respeito, hoje em dia, se eu quiser sair do Brasil sem passaporte tem como eu me virar e sair.  Mas eu não vou fazer isso, pois não devo nada”, disse ele a VEJA.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.