Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PT já sonha com novo domínio da esquerda na América Latina

No México, Gleisi Hoffmann fala em construir uma ‘rede de governos progressistas’, como a que dominou o subcontinente nos anos Lula

Por Da Redação 3 mar 2022, 12h48

O PT ainda não usou a palavra “bolivarianismo”, que serviu para definir a onda esquerdista que varreu a América do Sul no início dos anos 2000, quando Luiz Inácio Lula da Silva ascendeu ao poder no Brasil. Mas certamente sonha com a volta da hegemonia de esquerda ao subcontinente no caso de um eventual terceiro governo petista.

“Temos a oportunidade, temos o México, Argentina, Bolívia, Chile, Honduras, é a chance de construir uma rede de governos progressistas, democráticos, populares”, afirmou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante visita de Lula ao México, país governado desde 2018 pelo esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

Gleisi, convenientemente, não listou a Venezuela, onde o termo bolivarianismo (referência ao “libertador da América” Simón Bolívar) foi cunhado e onde o chavismo dá as cartas desde 2002. Também não falou de Cuba e Nicarágua, duas ditaduras esquerdistas na América Central.

Na América do Sul, além dos países citados por Gleisi (Argentina, Bolívia e Chile), há um presidente esquerdista também no Peru (Pedro Castilho). Brasil, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Equador têm governos de centro ou de direita.

Continua após a publicidade
Presidentes da América do Sul
Os então presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Lula (Brasil), Evo Morales (Bolívia),, Michelle Bachelet (Chile) e Tabaré Vazquez (Uruguai) em foto de 2008, na reunião da Unasul, em Santiago (Divulgação/Divulgação)

O sonho do PT, claro, é com os dourados (para a esquerda) anos Lula. Na época, políticos de esquerda governavam oito dos nove principais países da América do Sul: Brasil (Lula), Argentina (Néstor Kirchner), Bolívia (Evo Morales), Chile (Michelle Bachelet), Venezuela (Hugo Chávez), Equador (Rafael Correa), Paraguai (Fernando Lugo) e Uruguai (Tabaré Vazquez). A exceção era Álvaro Uribe (Colômbia).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.