Prefeitura de Recife: João Campos lidera com folga disputa à reeleição
Se eleições fossem hoje, prefeito seria reeleito em primeiro turno contra qualquer um dos adversários, mostra pesquisa; aliança com PT é ventilada
Se as eleições fossem hoje, o atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), seria reeleito em primeiro turno contra qualquer um dos possíveis adversários. É o que mostra pesquisa da Real Time Big Data/TV Record divulgada na última sexta-feira, 29. (Veja os resultados abaixo)
Entre os nomes sondados, estão o ex-prefeito de Recife e deputado estadual João Paulo (PT), o deputado federal e candidato da governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho (Cidadania), a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), a deputada estadual Dani Portela (PSOL) e o ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado.
De olho na renovação do mandato, o filho de Eduardo Campos tem ampliado o arco de alianças para o próximo ano, com o apoio garantido de partidos como Republicanos, MDB, PCdoB e PDT. A imagem de “candidato de Lula” na capital pernambucana também tem sido cobiçada pelo mandatário: o apoio do PT é tido como fundamental para a formação do palanque de Campos, sobretudo após o PSB amargar a derrota para o PSDB de Raquel Lyra na disputa ao governo do estado. A vitória à reeleição, neste contexto, seria um importante passo para a corrida eleitoral de 2026 em Pernambuco.
A “estratégia”, no entanto, tem um entrave: o PT ainda não decidiu se lançará candidato próprio — o nome mais provável seria o do deputado estadual e ex-prefeito de Recife João Paulo, que aparece logo atrás de João Campos nas sondagens, com cerca de 10% das intenções de voto. Uma das possibilidades ventiladas é a de João Paulo ocupar a vice na chapa do atual prefeito à reeleição.
A pesquisa da Real Time Big Data/TV Record foi realizada entre os dias 13 e 22 de novembro e ouviu 2.000 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Todos os cenários correspondem à sondagem estimulada: quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Cenário 1
João Campos (PSB) — 67%
João Paulo (PT) — 10%
Daniel Coelho (Cidadania) — 4%
Priscila Krause (Cidadania) — 4%
Gilson Machado (PL) — 4%
Dani Portela (PSOL) — 1%
Nulo/branco — 6%
Não sabe/não respondeu — 4%
Cenário 2
João Campos — 72%
Daniel Coelho — 8%
Gilson Machado — 6%
Dani Portela — 3%
Nulo/branco — 6%
Não sabe/não respondeu — 5%
Cenário 3
João Campos — 73%
Priscila Krause — 7%
Gilson Machado — 7%
Dani Portela — 3%
Nulo/branco — 6%
Não sabe/não respondeu — 4%
Cenário 4
João Campos — 68%
João Paulo — 10%
Daniel Coelho — 6%
Gilson Machado — 5%
Dani Portela — 1%
Nulo/branco — 6%
Não sabe/não respondeu — 4%
Cenário 5
João Campos — 69%
João Paulo — 10%
Gilson Machado — 5%
Priscila Krause — 4%
Dani Portela — 1%
Nulo/branco — 6%
Não sabe/não respondeu — 5%