Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Prefeito é franco favorito em repetição de duelo com o PT em Vitória

Lorenzo Pazolini (Republicanos) aparece com 48,1% das intenções de voto contra 17,6% do ex-prefeito João Coser (PT), indica Paraná Pesquisas

Por Da Redação 3 jul 2024, 09h39

Às vésperas das eleições municipais de 2024, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), é o favorito do eleitorado para permanecer na chefia do Executivo na capital capixaba. Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 3, o atual mandatário lidera a corrida às urnas com 48,1% das intenções de voto.

Em segundo lugar, com desvantagem considerável, aparece o ex-prefeito e deputado estadual João Coser (PT), com 17,6% do eleitorado. O cenário que se desenha é praticamente o mesmo do levantamento anterior, divulgado em maio, quando o prefeito e o petista mantinham, respectivamente, 47,1% e 17% da preferência do eleitorado.

Se o quadro ficar estável pelos próximos meses, a capital do Espírito Santo caminha para uma repetição do segundo turno realizado nas últimas eleições municipais, em 2020. Na ocasião, o primeiro turno foi bem mais acirrado — Pazolini ficou com 30,9% dos votos e Coser com 21,8% –, mas o atual prefeito venceu a segunda rodada por 58,5% contra 41,5% do petista.

Invasão a hospital

Em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, Lorenzo Pazolini atuava pelo segundo ano como deputado estadual no Espírito Santo. O ex-delegado da Polícia Civil ganhou notoriedade em junho como um dos cinco parlamentares da Assembleia Legislativa capixaba que invadiram o Hospital Estadual Dório Silva, na capital, incitados pelo então presidente Jair Bolsonaro, que havia pedido aos apoiadores que filmassem evidências de superlotação dos leitos em razão do coronavírus.

Continua após a publicidade

A despeito do ocorrido, Pazolini tentou se descolar do bolsonarismo na reta das eleições municipais daquele ano e negou ser candidato do presidente, declarando também que não se identificava como alinhado ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva — posição que ainda sustenta.

Já o pré-candidato abertamente aliado de Bolsonaro, Capitão Assumção (PL), aparece com 8,1% na pesquisa, tecnicamente empatado na margem de erro com o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo (PSDB), que tem 7,4% das intenções de voto, e a deputada estadual Camila Valadão (PSOL), com 5%. Desde março, Assumção está em liberdade provisória após ter sido preso no mês anterior, a pedido do Ministério Público do Espírito Santo e por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por acusações de praticar atos antidemocráticos.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores entre os dias 28 de junho e 02 de julho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.