Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Prefeita do PT lidera pesquisa na cidade que deu vitória a Lula em MG

Margarida Salomão (PT) é favorita à reeleição com 37,2% dos votos contra 20,4% de Ione Barbosa (Avante), diz Paraná Pesquisas

Por Bruno Caniato 29 jul 2024, 09h53

Às vésperas das eleições municipais de 2024, o cenário que se desenha em Juiz de Fora é de um segundo turno com duas candidatas. A atual prefeita, Margarida Salomão (PT), tem hoje 37,2% das intenções de voto no município mineiro, seguida pela deputada federal Ione Barbosa (Avante), com 20,4%, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas no último domingo, 28.

Na sequência, aparecem os ex-deputados federais Charlles Evangelista (PL), com 11,1% do eleitorado, e Júlio Delgado (MDB), com 10,4%, e o ex-deputado estadual Isauro Calais (Republicanos), com 5,8%. Dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais, os três nomes encontram-se tecnicamente empatados na terceira posição. Completa a lista a professora Victória Mello (PSTU), com 1,3%.

Primeira mulher a chefiar a Prefeitura de Juiz de Fora, Margarida Salomão foi eleita duas vezes deputada federal por Minas Gerais, ambas pelo PT, antes de assumir o Executivo municipal em 2020. Por sua vez, Ione Barbosa comandou a Delegacia da Mulher no município mineiro e, após disputar a prefeitura nas eleições anteriores pelo Republicanos, filiou-se ao Avante e cumpre atualmente seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Cidade foi decisiva para a vitória de Lula em MG

Em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais por uma margem pequena, de menos de 50 mil votos — destes, quase 40 mil foram contabilizados em Juiz de Fora, onde o petista venceu o rival por 56,1% contra 43,9% do eleitorado.

Continua após a publicidade

Dois anos depois, o mesmo levantamento do Paraná Pesquisas indica que o quadro de polarização está ainda mais acirrado no município mineiro. A gestão de Lula conta com 48,3% de aprovação e 47,3% de rejeição pelos juizforanos. Entre os entrevistados, 22,5% afirmaram que “com certeza votariam” em um candidato apoiado pelo presidente e outros 23% apoiariam um nome indicado por Jair Bolsonaro — por outro lado, 47,5% disseram que “jamais votariam” em aliados do petista e 48,5% reprovariam completamente alguém endossado pelo ex-presidente.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores em Juiz de Fora entre os dias 23 e 27 de julho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.