Por que um tiro em Fernando de Noronha despertou a fúria de Luana Piovani
Disparo feito por delegado contra ambulante fez a atriz partir para o ataque ao governo de Pernambuco e dizer que o arquipélago 'está caindo aos pedaços'

A atriz e apresentadora Luana Piovani tem usado as redes sociais com alguma frequência para criticar o governo de Pernambuco, a polícia do estado e a administração do arquipélago de Fernando de Noronha — todos sob a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD). Ativa na web, Piovani tem se mobilizado para destacar um caso de violência que aconteceu recentemente na ilha, para onde ela já viajou várias vezes e onde tem muitos amigos. Além disso, a atriz tem aproveitado para expor como a região está sucateada, criticando abertamente a gestão Lyra por não desenvolver a infraestrutura da ilha.
O mote mais recente utilizado por ela foi o episódio envolvendo um delegado de polícia que foi a uma festa local e atirou na perna de um jovem morador da ilha, supostamente por ciúmes da companheira — a vítima, o ambulante Emmanuel Apory, de 26 anos, teve que amputar a perna. Ao comentar o caso, Piovani pressionou o governo do estado por um posicionamento e por justiça.
“O que vocês querem, governo de Pernambuco? Ser a vergonha do Brasil? Um celeiro de cultura, dono de Fernando de Noronha… Já não basta vocês pegarem o dinheiro que a gente enfia em Fernando de Noronha e vocês enfiarem no bolso? Porque Noronha está caindo aos pedaços. Não tem uma estrada certa, não tem um hospital que funcione direito. Agora vai lá com coronelismo de Pernambuco e sai dando tiro?”, questionou a atriz em um vídeo publicado nos Stories do Instagram há alguns dias. “O que é isso, governo de Pernambuco? Noronha é uma ilha pacífica. Não tem um crime há não sei quantos anos, fora vocês pegarem o dinheiro que a gente dá e não colocar na ilha. A ilha tá caindo aos pedaços”.
Aumentando as críticas, Piovani também lembrou o caso do menino de Miguel, que, em 2020, no meio da pandemia da Covid-19, morreu ao cair do nono andar de um prédio do centro da capital pernambucana quando estava sob os cuidados da patroa da mãe dele, Sari Corte Real. “É assim que vocês querem ser lembrados pelos brasileiros, Pernambuco?”.
“Galera de Fernando de Noronha se una, porque o dinheiro que a gente injeta na ilha não vai para a ilha, e vocês sabem disso. É uma coisa vergonhosa. Eu vou todo ano, e todo ano eu fico indignada”, finalizou Piovani. Além das críticas, a atriz passou a pedir ajuda para a vítima baleada na ilha.