Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que professores afirmam que uma questão do Enem deve ser anulada

Não há gabarito correto para uma pergunta da prova de física aplicada no último domingo

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 nov 2024, 19h08 - Publicado em 11 nov 2024, 14h14

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos dois últimos finais de semanas, deve ter uma questão anulada, segundo a análise de professores. Trata-se de um problema clássico das provas pré-vestibulares de física, em que o aluno deve calcular a potência de uma cafeteira elétrica e comparar com a potência total que pode ser fornecida. Neste caso, porém, o enunciado apresenta uma potência total menor do que a necessária para o funcionamento do eletrodoméstico, o que impossibilita uma resposta correta.

“De acordo com o enunciado, se você calcula a energia que precisa, chega a 168.000, mas se você calcula usando a potência e o tempo, dá 126.000. Como é que dá menor do que aquilo que você precisa?”, explicou o professor de física Lucas Costa, do Estratégia Vestibulares. “A questão da cafeteira elétrica tem um problema de formulação e está errada, não tem gabarito”, concluiu Henrique Goulart, que dá aulas no mesmo curso preparatório.

A questão, que deve ser anulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão organizador do Enem, foi aplicada no domingo 10 e constava na prova amarela do teste de Ciências da Natureza.

O gabarito oficial, de acordo com o edital, será divulgado no dia 20 de novembro, mas em entrevista coletiva, após o encerramento da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a publicação do resultado das questões deve ser antecipado para esta semana.

Queda na abstenção

A aplicação do Enem neste ano conseguiu alcançar um de seus objetivos: reduzir a lacuna de comparecimento de alunos, intensificada no período da pandemia de covid-19. De acordo com o Inep, 69,4% dos estudantes inscritos fizeram a segunda etapa do exame no fim de semana passado. Isso significa que 4,3 milhões de pessoas prestaram o exame. A prova de domingo teve a abstenção de 30,6%, a menor desde 2022.

Em 2023, 71% dos inscritos fizeram a prova, o que representa 3,9 milhões de estudantes, e a abstenção foi de 32%. No ano anterior, 31% dos alunos cadastrados não compareceram ao local da prova.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.