PMs são afastados após espancar homem suspeito de roubar moto em SP
Episódio aconteceu no Jardim das Imbuias, na zona sul de São Paulo; agressão com golpes de cassetete e chutes foi filmada por moradores
Três policiais militares de São Paulo foram afastados por ordem da Secretaria de Estado da Segurança Pública e serão investigados por causa de uma abordagem na qual eles espancaram com vários golpes de cassetete e chutes um homem suspeito de roubar uma moto.
O episódio aconteceu na noite do último domingo, 18, no bairro Jardim das Imbuias, extremo da zona sul da capital paulista. Moradores registraram em vídeo a abordagem. Nas imagens, é possível ver que três policiais cercam o homem. Um deles bate violentamente, várias vezes, com o cassetete enquanto o suspeito está deitado no chão, sem reagir. O outro o chuta. Há um terceiro agente que aparece no início do vídeo e depois fica rondando o local.
Em nota, a SSP disse que já identificou os três policiais, que foram afastados. “A abordagem não condiz com as diretrizes da Polícia Militar. Desvios de conduta ou excessos não são tolerados pela PM”, disse a instituição em nota. O rapaz que foi abordado terminou preso em flagrante e foi levado para o 101º Distrito Policial, no mesmo bairro. Ele foi autuado pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.
Leia a íntegra da nota da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP)
A abordagem não condiz com as diretrizes da Polícia Militar. Os agentes envolvidos foram identificados e imediatamente afastados. A PM instaurou um Inquérito Policial Militar para analisar o caso. Desvios de conduta ou excessos não são tolerados pela PM, que pune com rigor os agentes que não cumprem os protocolos da Corporação.
Na ocasião, os agentes realizaram uma abordagem após constatar que o homem estava com uma motocicleta roubada no Jardim das Imbuias, zona sul da capital, no último domingo (18). O homem foi preso e encaminhado ao 101° DP, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como receptação de veículo, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e localização/apreensão de veículo.