Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisas põem em xeque o potencial de Lula como cabo eleitoral no RJ e SP

Levantamentos feitos pela Quaest e pelo Paraná Pesquisas mostram alcance limitado do presidente nas campanhas municipais

Por Da Redação Atualizado em 24 jul 2024, 12h44 - Publicado em 24 jul 2024, 10h38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ser um dos principais, talvez o maior, cabo eleitoral nas campanhas municipais nas grandes cidades. Mas as últimas pesquisas eleitorais acendem ao menos um sinal de alerta em relação ao real potencial do petista.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 24, aponta que 75% dos eleitores da cidade do Rio de Janeiro não votariam em um nome apoiado por Lula apenas com base na indicação do petista. Outros 23% afirmaram que votariam e 3% não souberam ou não responderam (o total dá mais de 100% por causa dos arredondamentos).

O desempenho na capital fluminense é parecido com o de outro aspirante a maior cabo eleitoral nas disputas municipais, o ex-presidente Jair Bolsonaro: 71% disseram que não votariam em um candidato apenas com base no seu apoio, enquanto 27% afirmaram que sim e 2% não souberam ou não responderam.

No caso de Lula, a pesquisa mostra que o seu candidato no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD), oscilaria de 52% para 46% das intenções de voto caso o seu nome fosse atrelado ao de Lula. Já no caso de Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Bolsonaro, o seu percentual sobe de 14% para 30% quando o seu nome é ligado ao do ex-presidente.

Continua após a publicidade

São Paulo

Na capital paulista, levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas no último dia 19 de julho mostra que a avaliação positiva da gestão de Lula vem caindo na maior cidade do país desde o início do ano.

De acordo com a pesquisa, o paulistano está bastante dividido em relação ao trabalho feito pelo petista em seu terceiro mandato: 48,7% aprovam a sua gestão e 47,9% a desaprovam, além de 3,4% que não souberam ou não quiseram opinar.

Em fevereiro deste ano, segundo o mesmo instituto, a taxa de aprovação era de 54,9% — depois, ela oscilou sempre negativamente, para 53,6% em março, 50,5% em maio, 49% em junho e agora 48,7%. Já a taxa de desaprovação fez o movimento inverso: era de 41,9% em fevereiro, passou para 43,6%, depois 45,7%, foi a 46,9% e agora chegou a 47,9%.

Continua após a publicidade

Lula nos palanques

O presidente tem deixado claro que não vai medir esforços para vencer nas duas principais capitais do país. No último sábado, 20, ele foi a maior estrela na convenção que ratificou a chapa Guilherme Boulos (PSOL) e Marta Suplicy (PT) para a prefeitura.

No último dia de junho, Lula também esteve no Rio de Janeiro, inaugurou e anunciou obras ao lado de Eduardo Paes, a quem definiu como “o melhor prefeito do país”. Mesmo assim, ao contrário de Boulos, Paes não irá ceder a vaga de vice ao PT na chapa. Além do receio de perder eleitor com a ligação direta com o petismo, Paes deve deixar o cargo em 2026 para disputar o governo, o que faria com que o seu vice se tornasse prefeito por quase dois anos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.