PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Pesquisa: sem Ibaneis, como está a disputa ao governo do Distrito Federal

Governador está no segundo mandato e não pode mais concorrer à reeleição; levantamento foi divulgado nesta quinta pelo Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 4 jul 2024, 18h41 - Publicado em 4 jul 2024, 15h42

Mesmo que o Distrito Federal não participe das eleições municipais deste ano, já existe uma disputa eleitoral acirrada na corrida pelo governo distrital em 2026. Se o pleito ocorresse hoje, o segundo turno do Executivo na capital do país seria travado entre a vice-governadora Celina Leão (PP) e o ex-governador José Roberto Arruda (PL), de acordo com um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 4.

Segundo a pesquisa, Celina totaliza hoje 22% das intenções de voto no Distrito Federal, enquanto Arruda aparece com 18,3%. Dentro da margem de erro de 2,7 pontos percentuais, o cenário é de empate técnico entre a vice-governadora e o ex-mandatário.

Na sequência, ficam a senadora Damares Alves (Republicanos), com 14,9% — que está empatada na margem de erro com Arruda —, e o ex-deputado distrital Leandro Grass (Rede), atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com 13,2% — ele empata tecnicamente com Damares.

Ex-ministra dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro, Damares, eleita senadora em 2022, tem mandato no Congresso até 2028.

Sucessão de Ibaneis Rocha

O atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está em seu segundo mandato à frente do governo distrital e não poderá concorrer novamente ao cargo em 2026. Um dos cabos eleitorais de Celina, o emedebista conta hoje com aprovação de 58,2% de sua gestão à frente do Palácio do Buriti, situação que fortalece o nome da vice-governadora como sua sucessora.

Continua após a publicidade

Já Arruda, que governou a capital federal e cidades-satélite entre 2007 e 2010 pelo antigo DEM (atual União Brasil), é aliado próximo do ex-presidente Bolsonaro. Durante a presidência do ex-mandatário, a então esposa do ex-governador Flávia Arruda foi deputada federal pelo PL e ministra-chefe da Secretaria de Governo. O casal se divorciou em março de 2023.

A candidatura do ex-governador, no entanto, é incerta, já que ele encontra-se inelegível até 2032 por improbidade administrativa. Arruda foi condenado pelo Tribunal de Justiça do DF à perda de direitos políticos no âmbito da Operação Caixa de Pandora, que descobriu prejuízos de até 2,8 bilhões de reais aos cofres do distrito em fraudes em licitação — a mesma investigação levou à cassação de seu mandato, em 2010.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.360 eleitores no Distrito Federal entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.