Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa revela a imagem que os portugueses têm hoje do Brasil

Levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas no início deste mês

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 10h02 - Publicado em 26 fev 2024, 09h43

É fato conhecido que a segurança pública representa, atualmente, o grande calcanhar de Aquiles do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos esforços para consolidar a aprovação do governo federal entre os brasileiros. O desafio, porém, não se restringe às fronteiras nacionais — em Portugal, a violência é citada como a característica mais frequente que a população associa ao Brasil, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira, 26, pelo Instituto Paraná Pesquisas.

De acordo com o estudo, quase dois terços dos portugueses (65,7%) pensam em “violência” ou “insegurança” quando perguntados sobre elementos relacionados ao Brasil. Em segundo lugar, quase paradoxalmente, aparece a imagem de “alegria”, citada por 62,9% dos entrevistados, seguida por “corrupção”, mencionada por 57,7%.

O extremo oposto do ranking, onde estão as características menos associadas aos brasileiros, “honestidade” desponta como a resposta de menor frequência — apenas 4,5% têm essa percepção do povo brasileiro. Outro quesito pouco relacionado ao Brasil por parte dos portugueses é “trabalho”, citado por 4,9% dos participantes da pesquisa. Por outro lado, mais de metade dos cidadãos de Portugal pensa em “futebol” e cerca de um quarto lembra de “mulheres bonitas” como elementos típicos do nosso país.

Ainda assim, a imagem positiva do Brasil em Portugal predomina sobre a visão negativa. De acordo com o levantamento, 36,5% dizem ter uma percepção “ótima” ou “boa” do país sul-americano, contra 14,4% que responderam “ruim” ou “péssima” e outros 47,7% que escolheram a opção “regular” na entrevista.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 840 moradores de Portugal por telefone entre os dias 8 e 17 de fevereiro de 2024. A margem de erro do levantamento é estimada em 3,4 pontos percentuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.