Pesquisa: PT é favorito a manter um de seus principais redutos no Nordeste
Levantamento sobre a eleição no Ceará foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), é favorito a obter um novo mandato em 2026, segundo levantamento feito entre os dias 14 e 18 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira, 22.
De acordo com o instituto, no principal cenário, Elmano teria 42,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), com 25,4%, e pelo senador Eduardo Girão (Novo), com 15,2% — veja quadro completo abaixo.

Pesquisa para o governo do Ceará – cenário 1
Em um segundo cenário, sem o ex-prefeito de Fortaleza, a vantagem de Elmano seria maior: ele teria 49,7% das intenções de voto contra 20,8% de Girão e 7,1% do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) — veja quadro completo abaixo.
Aprovação
O desempenho do governador na pesquisa eleitoral é resultado de sua boa aprovação à frente do estado. Segundo o Paraná Pesquisas, 58,7% aprovam o seu trabalho, enquanto 37,1% desaprovam e 4,2% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre como avaliam a gestão, 42,3% dizem que ela é ótima ou boa, enquanto 27,5% a classificam como ruim ou péssima. Outros 28,8% a classificam como regular e 1,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Reduto petista
Ceará é hoje um dos redutos do PT e de Lula no país. Nas últimas eleições nacionais, em 2022, o estado foi um dos quatro conquistados pelo partido — os outros foram Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra, reeleita), Piauí (Rafael Fonteles) e Bahia (Jerônimo Rodrigues).
Já na eleição de 2024, Fortaleza foi a única capital conquistada pelo PT no país, com a vitória apertada de Evandro Leitão sobre o deputado bolsonarista André Fernandes (PL). Foi a primeira vez que o partido chegou ao comando de uma sede de estado desde a eleição de 2016.
Elmano de Freitas venceu no Ceará em 2022 apoiado por Lula e pelo ex-governador Camilo Santana, o principal cacique do PT hoje no estado — ele foi eleito senador com quase 70% dos votos, mas assumiu o Ministério da Educação logo após a chegada de Lula à Presidência.
Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas foi feito com 2.000 eleitores em 80 municípios do Ceará. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Lais Souza: “A esperança voltou”
A reação ao discurso humanista de Luciano Huck sobre operação no Rio
Presídio abre espaço para receber Jair Bolsonaro
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Um minuto de silêncio à era em que se brindava vinho com copo de requeijão







