Pesquisa: Facebook e X perdem espaço, enquanto TikTok avança no Brasil
Instagram lidera entre apps mais instalados nos celulares brasileiros, aponta Pesquisa Mobile Time/Opinion Box

A presença dos aplicativos do X (ex-Twitter) e do Facebook diminuiu nos celulares dos brasileiros nos últimos anos, enquanto o TikTok ganhou espaço nos smartphones nacionais. É o que indica a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box publicada nesta quarta-feira, 30, sobre o uso de apps no Brasil.
De acordo com a pesquisa, o Facebook está instalado em 76% dos smartphones brasileiros e o X é encontrado em 27% dos aparelhos — no levantamento publicado em maio de 2023, as redes sociais estavam em, respectivamente, 82% e 33% dos dispositivos. No mesmo período, a presença do TikTok cresceu consideravelmente, passando de 41% para 46% dos celulares nacionais em dois anos.
Já o Instagram lidera com folga a lista de aplicativos mais populares de redes sociais, marcando presença em 91% dos smartphones. A plataforma também representa o app onde o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia, sendo citada por 34% dos entrevistados.

O WhatsApp, por sua vez, não entra na comparação entre redes sociais por ser classificado como um aplicativo de mensageria, mas lidera o ranking geral de apps que o brasileiro abre mais vezes durante o dia, com 51% dos entrevistados citando a plataforma como a mais acessada no cotidiano. Além disso, metade dos usuários diz que escolheria a ferramenta de mensagens se pudesse ter apenas um app no smartphone.
ChatGPT e Bluesky estreiam entre os mais populares
Pela primeira vez, o ChatGPT apareceu na pesquisa entre os aplicativos mais presentes na tela inicial dos brasileiros. Segundo o levantamento, a ferramenta de inteligência articial (IA) já ocupa espaço na home de 2% a 4% dos celulares — a lista é liderada pelo WhatsApp, único app que supera metade dos aparelhos, enquanto o Instagram surgiu entre 30% e 49% dos smartphones.
Também estreando na pesquisa Mobile Time está o Bluesky, rede social concorrente do X, encontrado em 6% dos celulares dos entrevistados. Lançada em 2023, a plataforma viveu um boom nos registros de perfis brasileiros em setembro do ano passado, quando o X foi bloqueado no país por ordem do Supremo Tribunal Federal, e passou a atrair usuários insatisfeitos com a falta de moderação de conteúdo ilegal e extremista na rede controlada por Elon Musk.