Pesquisa: Eduardo Paes é franco favorito ao governo do Rio de Janeiro
Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é o favorito para vencer a eleição do governo do estado em 2026, com 57% das intenções de voto fluminenses, de acordo com um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 27.
A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 1.680 pessoas no estado do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 23 de maio. O grau de confiança, segundo o Paraná Pesquisas, é de 95%, e a margem de erro é estimada em 2,4 pontos percentuais.
Além de Paes, também apareceram no levantamento estimulado:
- o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), com 10,4% das intenções;
- o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 8,3%; e
- o influenciador Italo Marsili, candidato de direita ainda sem partido e comparado a Pablo Marçal, de São Paulo, com 1,6%.
Ainda no mesmo cenário, 16,7% das pessoas disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos acima. Outros 6% disseram não saber ou não responderam.
Em um segundo cenário, em pesquisa espontânea, na qual os entrevistadores não falaram os nomes dos candidatos, Paes também apareceu na frente, tendo sido lembrado por 7,6% dos entrevistados. Além dele, o atual governador, Cláudio Castro (PL) foi a resposta escolhida por 4%. No entanto, Castro já está no segundo mandato e não poderá disputar as eleições ao governo do Rio de Janeiro novamente em 2026.
Ainda no segundo cenário, também foram lembrados:
- Flávio Bolsonaro (PL), 1%;
- Tarcísio Motta (PSOL), 0,4%;
- Rodrigo Bacellar (União Brasil), 0,3%;
- Marcelo Freixo (PSB), 0,3%;
- Thiago Pampolha (MDB), 0,2%;
- Outros nomes, 0,9%
Ainda na pesquisa espontânea, 80,3% não souberam responder ou não opinaram, enquanto 5% disseram que votariam em branco ou nulo.
Senado
A pesquisa ainda olhou para as possibilidades de eleição para o Senado no próximo ano, quando o Rio de Janeiro vai poder eleger dois senadores. Para isso, três cenários possíveis foram testados com os entrevistados.
No primeiro deles, sem o governador Cláudio Castro, os favoritos são Flávio Bolsoanro (PL), com 39,8% das intenções de votos, e Benedita da Silva (PT), com 27,2%.
Além deles, também aparecem a ex-deputada Clarissa Garotinho, do União Brasil (18,4%); o ex-deputado Alessandro Molon, do PSB (15,1%); a ministra Anielle Franco, do PT (14,5%); e os deputados Pedro Paulo, do PSD (13,7%), e Carlos Jordy, do PL (11,3%).
Neste cenário, 10,9% dos entrevistados responderam que iriam votar em nenhum, branco ou nulo, enquanto 4,7% não souberam responder ou não responderam.
Já em um segundo cenário, com o governador Cláudio Castro na disputa, Flávio Bolsonaro se mantém na liderança, mas cai para 38,8% das intenções. Ele é seguido por Benedita da Silva, com 26%, e Castro com 23,4%. Depois deles, aparecem Clarissa (17%), Anielle Franco (14,6%), Alessandro Molon (14,4%) e Pedro Paulo (12,8%).
Neste cenário, as intenções de voto em nenhum, branco ou nulo somam 10,1%, enquanto 4,5% não responderam ou não souberam responder.
Em um terceiro cenário, sem Castro e com o atual senador Carlos Portinho (PL) disputando a reeleição, Flávio Bolsonaro lidera novamente, subindo para 40,2%, e é seguido por Benedita da Silva, com 27,4%. Eles são seguidos depois por Clarissa (19%), Alessandro Molon (15,7%), Anielle Franco (15,4%), Pedro Paulo (14%) e Carlos Portinho (6,5%).
Nessa simulação, as intenções de voto em nenhum, branco ou nulo somam 10,8%, enquanto 5,1% disseram não saber ou não responderam.