Pernambuco: Bolsonaro tem melhora, mas Lula ainda possui o dobro dos votos
Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas neste sábado

A imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) teve ligeira melhora no estado de Pernambuco, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda tem quase o dobro das intenções de voto, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 4 e 8 de julho e divulgado neste sábado, 9.
De acordo com a pesquisa, a taxa de desaprovação ao governo do presidente oscilou negativamente de 64,7% em março deste ano para 60,9%, enquanto a de aprovação foi de 32,2% para 34,9% neste mesmo período. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar disso, a desvantagem de Bolsonaro em relação a Lula no estado ainda é muito grande. Segundo a pesquisa, o petista tem 53,5% das intenções de voto entre os pernambucanos contra 27,5% do presidente – em março, essas taxas eram, respectivamente, de 54,2% e 23,4%, ou seja, a diferença diminuiu de 31 pontos para 26 nesse período.
No mesmo levantamento, aparece na sequência o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 5,2%. Os demais candidatos não chegam a um ponto percentual. Entre os entrevistados, 6,8% disseram que irão votar em branco, nenhum ou anular o voto e 4,2% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais com 1.510 eleitores de 59 municípios e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-06968/2022.