PE: João Campos tem ampla vantagem sobre Raquel Lyra em disputa ao governo
Se eleição fosse hoje, prefeito do Recife poderia vencer a governadora no primeiro turno, segundo o Paraná Pesquisas

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera a corrida eleitoral para o governo do estado de Pernambuco em 2026 com 57% das intenções de voto, segundo um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 12. Sua principal concorrente é a atual governadora, Raquel Lyra (PSD), que é pré-candidata à reeleição e chega a 24,2% das intenções.
Ainda aparecem no levantamento os nomes do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), que aparece com 6,2% das intenções; e o vereador e jornalista Eduardo Moura (Novo), com 3%.
Outros 3,6% doa entrevistados disseram não saber em quem vão votar ou não opinaram, e outros 6,2% disseram preferir votar em nenhum dos candidatos citados, branco ou nulo.
Segundo cenário
Em um segundo cenário, no qual Gilson Machado foi trocado pelo ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL), presidente do diretório estadual do Partido Liberal, João Campos tem 56,6%; Raquel Lyra, 24,2%; Eduardo Moura, 3,2%; e Anderson fica com 5,8%.
Disseram não saber ou não opinaram 3,8%, enquanto 6,5% preferem votar branco, nulo ou em nenhum dos nomes citados.
O levantamento foi feito entre os dias 1º e 5 de agosto, com 1.510 eleitores de 62 municípios (ao todo, o estado possui 185 cidades). A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.
Avaliação do governo Raquel Lyra
A pesquisa também levantou o quanto a população aprova ou não a gestão da governadora Raquel Lyra, iniciada em 2023. Ela atingiu uma taxa de 48,7% de aprovação e 47,6% de desaprovação.
Quando questionados sobre como avaliam o trabalho da governadora, 30,8% o classificaram como ótimo ou bom, enquanto 37% disseram que ele é ruim ou péssimo.