Paraná Pesquisas: os candidatos da direita com potencial para vencer Lula
Levantamento do instituto testou vários cenários para 2026

Sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira 18, mostra possíveis cenários para a disputa presidencial de 2026. Um deles testou a viabilidade de alguns nomes como alternativa a Jair Bolsonaro. O ex-presidente está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A conclusão do levantamento é a de que vários possíveis candidatos da direita seriam muito competitivos hoje contra Lula. Se não bastasse, em simulações de segundo turno, o presidente seria derrotado hoje pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e teria dificuldades para bater o governador paulista Tarcísio de Freitas.
De acordo com a pesquisa, o nome mais competitivo em um eventual primeiro turno contra Lula seria o de Michelle Bolsonaro: a ex-primeira-dama aparece com 27,2% da intenção de votos ante 34,1% do atual presidente.
Aparecem na sequência o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%, e o cantor Gusttavo Lima (Sem partido), com 8,7%. Fecham a lista a “trinca” de governadores: Ronaldo Caiado (União), de Goiás, com 4,7%; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, com 3,1%; e Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 1,3% (veja cenário completo abaixo).
A pesquisa também testou o nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos): no primeiro turno, o governador de São Paulo teria 21,9% dos votos, contra 34,1% de Lula.
Governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) também aparece com potencial eleitoral na sondagem: ele teria 15% dos votos contra 33,8% do atual presidente.
Segundo turno
As piores notícias para Lula surgem na sondagem para o segundo turno. Michelle Bolsonaro aparece numericamente à frente do presidente: 42,9% contra 40,5% do petista. Numa disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas, o governador surge com 40,8%, contra 41,4% do presidente. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos, essas duas simulações de confrontos de segundo turno configuram empate técnico.


Pesquisa
Para a pesquisa, foram realizadas 2.010 entrevistas conduzidas de forma presencial, nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025.
A amostra tem margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e 95% de confiança.