Paraná Pesquisas: Cleitinho lidera corrida ao governo de MG
Aécio Neves e Carlos Viana são favoritos ao Senado em 2026, segundo levantamento publicado nesta quarta, 8

O senador Cleitinho (Republicanos) lidera o cenário atual da corrida eleitoral ao governo de Minas Gerais em 2026. É o que indica um levantamento publicado nesta quarta-feira, 8, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, Cleitinho tem 40,6% das intenções de voto entre o eleitorado mineiro no primeiro turno, marcando mais de vinte pontos percentuais (pp) de vantagem em relação aos principais adversários. Na segunda posição, tecnicamente empatados na margem de erro, estão o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), com 13,5%; o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com 13%; e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), com 10,6%.
No limite da margem de erro, a prefeita petista empata com o atual vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), com 5,9%. Votos brancos e nulos representam 10,4% do total e outros 5,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

No cenário sem Cleitinho, o primeiro turno fica embaralhado entre os quatro potenciais adversários: Kalil (19,1%), Pacheco (17%), Marília (15%) e Simões (12,2%). Nesta simulação, as intenções de voto branco e nulo chegam a um quarto dos eleitores mineiros.

Um terceiro cenário considera a candidatura do ex-governador Aécio Neves (PSDB), atualmente deputado federal, sem o nome de Rodrigo Pacheco. Nesta hipótese, Aécio (21,4%) e Kalil (17,8%) empatam tecnicamente na liderança da corrida.

Aécio e Viana são favoritos na disputa pelo Senado
Já na corrida ao Senado, Aécio Neves e Carlos Viana (Podemos) aparecem na liderança nos dois cenários simulados pelo Paraná Pesquisas. O ex-governador tucano varia entre 27,6% e 29% do eleitorado, enquanto o senador fica com 24,9% a 26,4% das intenções de voto.
Em 2026, os brasileiros irão às urnas para renovar dois terços das 81 vagas do Senado Federal. Em Minas Gerais, estão em jogo as cadeiras de Carlos Viana e Rodrigo Pacheco, enquanto Cleitinho foi eleito em 2022 e tem mandato previsto até 2030.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.505 eleitores em 68 municípios mineiros entre os dias 1º e 5 de outubro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.