Paraná Pesquisas: Lula perderia hoje no 2º turno de candidatos de oposição
Levantamento divulgado nesta terça-feira aponta que o petista está numericamente atrás de Jair e Michelle Bolsonaro

O levantamento mais recente do instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta terça-feira 18, mostra um cenário complicado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual tentativa de reeleição em 2026. Em simulações de segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista ficaria numericamente atrás na disputa. Michelle é um dos nomes contados pela direita para substituir o marido, que está inelegível, em uma disputa presidencial.
Na hipótese de uma repetição da disputa do segundo turno de 2022, Bolsonaro aparece com 45,1% e Lula com 40,2%. Mesmo ao considerar a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o ex-presidente levaria a melhor se as eleições fossem hoje.
A mesma sondagem foi feita há um mês. Desde janeiro, as intenções de voto em Bolsonaro caíram 0,6 ponto percentual, enquanto as pretensões de voto para Lula recuaram 2 pontos percentuais. Na atual conjuntura, porém, Jair Bolsonaro está impedido de participar de eleições por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em uma disputa contra Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama teria 42,9% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com 40,5%. Apesar de Michelle aparecer numericamente à frente, o cenário é de empate técnico com Lula.
No outro cenário testado, contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece numericamente à frente. Segundo o levantamento, o petista tem 41,1% e Tarcísio 40,8%. Eles estão empatados tecnicamente ao considerar a margem de erro.
O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 2.010 eleitores nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O questionário foi aplicado entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.