Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Paraná Pesquisas: Lula perderia hoje no 2º turno de candidatos de oposição

Levantamento divulgado nesta terça-feira aponta que o petista está numericamente atrás de Jair e Michelle Bolsonaro

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 fev 2025, 14h57 - Publicado em 18 fev 2025, 08h00

O levantamento mais recente do instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta terça-feira 18, mostra um cenário complicado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual tentativa de reeleição em 2026. Em simulações de segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista ficaria numericamente atrás na disputa. Michelle é um dos nomes contados pela direita para substituir o marido, que está inelegível, em uma disputa presidencial.

Na hipótese de uma repetição da disputa do segundo turno de 2022, Bolsonaro aparece com 45,1% e Lula com 40,2%. Mesmo ao considerar a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o ex-presidente levaria a melhor se as eleições fossem hoje.

A mesma sondagem foi feita há um mês. Desde janeiro, as intenções de voto em Bolsonaro caíram 0,6 ponto percentual, enquanto as pretensões de voto para Lula recuaram 2 pontos percentuais. Na atual conjuntura, porém, Jair Bolsonaro está impedido de participar de eleições por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em uma disputa contra Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama teria 42,9% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com 40,5%. Apesar de Michelle aparecer numericamente à frente, o cenário é de empate técnico com Lula.

No outro cenário testado, contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece numericamente à frente. Segundo o levantamento, o petista tem 41,1% e Tarcísio 40,8%. Eles estão empatados tecnicamente ao considerar a margem de erro.

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 2.010 eleitores nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O questionário foi aplicado entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.