Paraná: com 80% de aprovação no governo, Ratinho Jr. é favorito ao Senado
Sondagem do Paraná Pesquisas também testou nomes como os ex-governadores Roberto Requião (Mobiliza) e Beto Richa (PSDB)

A sondagem do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira, 26, mostrou quem são os candidatos favoritos ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2026. Na eleição do ano que vem, cada estado escolherá dois representantes para a Casa Alta.
No primeiro cenário testado, sem o governador Ratinho Jr. — que também pode se lançar candidato à Presidência da República –, lideram a corrida o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Curitiba Roberto Requião (Mobiliza), com 33,2% das intenções de voto; e o também ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB), com 32,1%.
Na sequência, aparecem a ex-candidata à Prefeitura de Curitiba Cristina Graeml (Podemos), com 23,7%; e os deputados federais Filipe Barros (PL-PR), com 22,8%; Pedro Lupion (PP-PR), com 11,7%; e Zeca Dirceu (PT-PR), com 11,7%.
O segundo cenário testou uma eventual candidatura ao Senado de Ratinho Jr., que concluirá o seu segundo mandato consecutivo à frente do Executivo estadual em 2026 e, portanto, não poderá disputar o mesmo cargo no ano que vem.
Neste caso, Ratinho Jr. lidera com folga a disputa: ele tem 62,3% das intenções de voto para um assento no Senado. Na sequência, aparecem Requião e Beto Richa, com 26,8% e 25,2%, respectivamente. Completam a lista os deputados federais Filipe Barros, com 19,8%; a ministra da Secretaria de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT-PR), com 16,3%; e Pedro Lupion, com 8,9%.
O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. A sondagem ouviu 1.550 eleitores em 58 municípios paranaenses, entre os dias 17 e 21 de maio.
Aprovação do governo Ratinho Jr.
A sondagem do Paraná Pesquisas também testou a avaliação e a aprovação do governo Ratinho Jr. no Paraná. Segundo o levantamento, o mandatário é aprovado por 80,5% dos eleitores (na última rodada, de fevereiro, o índice era de 82,7%, até então o recorde de sua gestão).
Segundo a pesquisa, a gestão de Ratinho Jr. é considerada “ótima ou boa” por 66% do eleitorado, “regular” por 22,5% e “ruim ou péssima” por 10,7%.

