Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

País não embarcou no canto de sereia do extremismo, diz Rueda

Presidente do União Brasil celebra vitórias do partido no segundo turno e afirma que o eleitor rejeitou o radicalismo, 'que aponta caminhos fáceis'

Por Da Redação Atualizado em 28 out 2024, 11h32 - Publicado em 28 out 2024, 10h52

O presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, declarou após o segundo turno que a grande derrota nas eleições municipais foi do “extremismo“. No domingo, 27, o partido conquistou mais cinco prefeituras em grandes cidades, além dos 578 prefeitos eleitos no primeiro turno.

“As urnas mostraram hoje, no geral, diversos vencedores – e nós estamos entre eles –, mas é inequívoco que sobressai um grande derrotado: o extremismo”, afirmou. “O extremismo nos enfraquece como sociedade, inviabiliza o diálogo, paralisa a política. Desvia o foco dos problemas que de fato importam em benefício de guerras culturais em que todos perdem. O radicalismo aponta caminhos fáceis. Mas o país não embarcou nesse canto de sereia”, disse o presidente do União Brasil.

O dirigente destacou a vitória de Sandro Mabel (União) em Goiânia, que foi um triunfo também contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou à cidade no dia da eleição para apoiar o seu candidato, Fred Rodrigues (PL). De acordo com ele, a conquista da prefeitura por Mabel representa “um recado das urnas” e demonstra “a força política do grande governador (de Goiás) Ronaldo Caiado”.

Partido foi o quarto mais vitorioso nas eleições para prefeito

Em 2024, o União Brasil elegeu um total de 583 prefeitos, número que equivale a mais de 10% de todas as prefeituras do país. Nas capitais, nas eleições deste ano, além de Goiânia, o partido conquistou a vitória em Salvador (Bruno Reis), Teresina (Silvio Mendes) e Natal (Paulinho Freire).

Os resultados posicionam a legenda em quarto lugar no ranking de partidos que comandarão as prefeituras pelos próximos quatro anos. A tabela é encabeçada pelo PSD, que elegeu 885 prefeitos, seguido por MDB, com 852, e PP, com 746. O PL de Bolsonaro ficou na quinta colocação, com 516 vitórias nas administrações municipais.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.