Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Os deputados brasileiros que celebraram tarifaço de Trump contra o país

Incitados por Eduardo, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso pedem que presidente americano 'faça o Brasil livre de novo'

Por Redação 10 jul 2025, 12h09

Nem todos os brasileiros se revoltaram contra o tarifaço dos Estados Unidos de 50% sobre importações brasileiras anunciado na última quarta-feira, 10, pelo presidente Donald Trump. Pelas redes sociais, parlamentares alinhados ao bolsonarismo vêm elogiando o republicano e agradecendo ao governo americano pelas sanções comerciais contra o Brasil.

Na manhã desta quinta-feira, 10, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) convocou apoiadores a exaltar o presidente americano e exigir a aplicação da Lei Magnitsky, dispositivo legal que empodera a Casa Branca a impor sanções contra outros países sem necessidade de aval do Congresso dos EUA.

“Povo brasileiro, vamos fazer o mundo ouvir a nossa voz. Coloque o seu agradecimento ao Presidente Donald Trump abaixo”, publicou o parlamentar em seu perfil no X (ex-Twitter). Desde fevereiro, o filho Zero Três do ex-presidente Jair Bolsonaro está licenciado da Câmara e vivendo nos EUA, onde articula apoio de lideranças da extrema-direita ligadas a Trump para pressionar a Justiça brasileira no julgamento contra o pai, que tramita no Supremo Tribunal Federal, por tentativa de golpe de Estado.

Na publicação, Eduardo utiliza o bordão “Make Brazil free again” (“Torne o Brasil livre de novo”), parafraseando o slogan de campanha de Donald Trump, “Make America great again”, representado pela sigla “MAGA” em bonés e broches de apoio ao republicano. Responderam à postagem do Zero Três, repetindo o chavão, os deputados federais Mario Frias (PL-SP), ex-secretário nacional de Cultura sob Jair Bolsonaro, e Júlia Zanatta (PL-SC).

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Já o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ), amigo próximo de Jair Bolsonaro, foi além e publicou: “God is with you, Trump!” (“Deus está com você, Trump!”). Por sua vez, o deputado estadual de São Paulo Gil Diniz (PL), conhecido na redes como “Carteiro Reaça”, pediu os impeachments do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmando que o presidente americano “não está para brincadeira” e que pretende “derrubar o regime arbitrário de Lula”.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.