Os deputados brasileiros que celebraram tarifaço de Trump contra o país
Incitados por Eduardo, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso pedem que presidente americano 'faça o Brasil livre de novo'

Nem todos os brasileiros se revoltaram contra o tarifaço dos Estados Unidos de 50% sobre importações brasileiras anunciado na última quarta-feira, 10, pelo presidente Donald Trump. Pelas redes sociais, parlamentares alinhados ao bolsonarismo vêm elogiando o republicano e agradecendo ao governo americano pelas sanções comerciais contra o Brasil.
Na manhã desta quinta-feira, 10, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) convocou apoiadores a exaltar o presidente americano e exigir a aplicação da Lei Magnitsky, dispositivo legal que empodera a Casa Branca a impor sanções contra outros países sem necessidade de aval do Congresso dos EUA.
“Povo brasileiro, vamos fazer o mundo ouvir a nossa voz. Coloque o seu agradecimento ao Presidente Donald Trump abaixo”, publicou o parlamentar em seu perfil no X (ex-Twitter). Desde fevereiro, o filho Zero Três do ex-presidente Jair Bolsonaro está licenciado da Câmara e vivendo nos EUA, onde articula apoio de lideranças da extrema-direita ligadas a Trump para pressionar a Justiça brasileira no julgamento contra o pai, que tramita no Supremo Tribunal Federal, por tentativa de golpe de Estado.
Povo Brasileiro, vamos fazer o mundo ouvir a nossa voz.
Coloque o seu agradecimento ao Presidente Donald Trump @realDonaldTrump abaixo e vamos rumo à lei Magnistky!
THANK YOU PRESIDENT TRUMP – MAKE BRAZIL FREE AGAIN – WE WANT MAGNISTKY! pic.twitter.com/1lcGUsfygw
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 10, 2025
Na publicação, Eduardo utiliza o bordão “Make Brazil free again” (“Torne o Brasil livre de novo”), parafraseando o slogan de campanha de Donald Trump, “Make America great again”, representado pela sigla “MAGA” em bonés e broches de apoio ao republicano. Responderam à postagem do Zero Três, repetindo o chavão, os deputados federais Mario Frias (PL-SP), ex-secretário nacional de Cultura sob Jair Bolsonaro, e Júlia Zanatta (PL-SC).
THANK YOU PRESIDENT TRUMP – MAKE BRAZIL FREE AGAIN – WE WANT MAGNISTKY!
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 10, 2025
Make Brazil Free Again!
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) July 10, 2025
Já o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ), amigo próximo de Jair Bolsonaro, foi além e publicou: “God is with you, Trump!” (“Deus está com você, Trump!”). Por sua vez, o deputado estadual de São Paulo Gil Diniz (PL), conhecido na redes como “Carteiro Reaça”, pediu os impeachments do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmando que o presidente americano “não está para brincadeira” e que pretende “derrubar o regime arbitrário de Lula”.
God is with you Trump!
— Helio Lopes (@depheliolopes) July 10, 2025
Fora Lula! Fora Moraes!
Trump não está para brincadeira e as ações para derrubar o regime arbitrário de Lula e suas linha auxiliares já começaram!
— Gil Diniz (@carteiroreaca) July 10, 2025