Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os conselhos que Bolsonaro e Tarcísio não ouviram, segundo Ciro Nogueira

Senador é presidente do PP, terceiro partido que mais ganhou prefeituras e o segundo que mais elegeu vereadores no primeiro turno

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 out 2024, 13h18

Ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP) aconselhou dois colegas dos tempos em que era governista sobre o cenário eleitoral deste ano. Um deles era o próprio ex-chefe do Planalto e o outro o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os dois não ouviram as dicas do cacique e, por isso, na avaliação do parlamentar, tiveram um desempenho pior do que poderiam nas eleições municipais.

Nogueira diz que pediu a Bolsonaro um critério para alianças nas eleições: apoiar os candidatos que votaram nele em 2022. “No início ele concordou, mas não seguiu”, revelou o presidente do PP. A Tarcísio, o senador recomendou que não entrasse nas disputas em que a coligação que sustenta o governo paulista estivesse dividida e se empenhasse apenas no combate a candidatos esquerdistas. “Eu acho que o Tarcísio errou”, afirmou o senador. “Se ele tivesse feito isso, ele teria eleito 95% dos prefeitos de São Paulo”, projetou o presidente do PP em uma “conta de padaria”.

Em suas projeções eleitorais, Ciro diz que foi surpreendido apenas pelos desempenhos do PT e do próprio partido que comanda. “Nós só erramos em dois partidos antes [das eleições]. O Progressistas, que a gente botou a menos (estimativa de eleitos). E o PT, a gente pensava que seria (vencedor em) 350 (prefeituras)”, disse. O PP elegeu 743 prefeitos, e o Partido dos Trabalhadores ganhou em 248 municípios, o que o senador considera “um vexame”.

Além de comemorar o terceiro lugar no ranking de legendas que mais elegeram prefeitos, Ciro Nogueira também festejou a eleição de 6.950 vereadores, atrás apenas do MDB, que conquistou 8.109 cadeiras nas Câmaras Municipais.

Para o cacique do PP, os eleitores não quiseram apostar em novas caras e privilegiaram gestores experientes. Mandatários ou ex-prefeitos, os grandes vencedores têm histórico na gestão pública, analisou. “A grande maioria dos prefeitos eleitos têm esse perfil”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.