Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O que diz a primeira pesquisa eleitoral em São Paulo após o apagão

Levantamento divulgado pelo instituto Real Time Big Data nesta segunda-feira foi feito na sexta e no sábado, quando parte da cidade estava sem energia

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2024, 11h59 - Publicado em 14 out 2024, 11h41

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 53% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo, enquanto o deputado Guilherme Boulos (PSOL) tem 42%, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira, 14. Esse é o primeiro levantamento do instituto no segundo turno. Os votos brancos e nulos são 3%, e outros 5% não sabem ou não responderam.

No levantamento por votos válidos, que exclui os brancos e nulos, o prefeito tem 58%, contra 42% do psolista. O instituto ouviu 1.500 pessoas entre os dias 11 e 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Como a pesquisa foi feita na sexta-feira e no sábado, ela captou parte dos prováveis reflexos do apagão no humor do eleitor. O blecaute no fornecimento de energia ocorreu entre sexta-feira, quando os primeiros vendavais atingiram a capital paulista, e sábado, quando já havia mais de dois milhões de endereços sem energia.

No final de semana, o foco da campanha eleitoral foi exatamente o apagão. Boulos usou o episódio contra o adversário, fazendo acusações e críticas ao prefeito por conta da gestão da crise. Em vídeo gravado na Favela do Mangue, na Vila Madalena, zona oeste da capital paulista, o parlamentar mostra a destruição causada pelos fortes vendavais e afirma que os danos à rede elétrica foram agravados pela falta de poda de árvores pela prefeitura.

Nunes, por sua vez, atribuiu o atraso na retomada da energia à concessionária Enel e ao governo Lula, que apoia a candidatura do psolista.“É concessão, regulação e fiscalização do governo federal. Eu estive no Tribunal de Contas da União, apresentei nossas queixas, e mais uma vez deixam a cidade nessa situação”, declarou.

Continua após a publicidade

Votos de Marçal

A pesquisa mostra que 69% dos votos do coach Pablo Marçal (PRTB) migram para Nunes, e 6% para Boulos. Outros 25% não sabem ou não responderam. Entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB), 27% escolhem o prefeito, e 62% optam pelo candidato do PSOL. Os que não sabem ou não responderam são 11%.

A maioria dos eleitores de José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) também migram para o emedebista — os candidatos, porém, tiveram menos de 2% dos votos no primeiro turno da eleição.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.