Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O impressionante avanço da internet entre os mais pobres no Brasil

Levantamento do Cetic.br mostra que 156 milhões de brasileiros têm acesso regular à web, enquanto 29 milhões não usam a rede

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 20h04 - Publicado em 16 nov 2023, 14h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre 2015 e 2023, o número de casas com acesso à internet no Brasil disparou de 51% para 84%, o equivalente a 156 milhões de usuários. Os brasileiros das classes econômicas C, D e E foram os principais impulsionadores do aumento da conectividade, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira, 16, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

    Os dados revelam que o acesso à internet entre as camadas mais pobres passou de 16% em 2015 para 67% no ano passado — no mesmo período, o uso da rede pela classe média subiu de 56% para 91% dos domicílios. Considerando as faixas mais ricas da sociedade, a conectividade subiu de 89% para 98% nas residências da classe B, mas caiu ligeiramente de 99% para 98% entre as famílias da classe A.

    O levantamento do Cetic.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), foi realizado entre março e julho de 2023 com 24 mil domicílios e 21,2 mil indivíduos.

    Por outro lado, as classes de renda inferior também abarcam a maior parte dos 29 milhões de brasileiros que não usam a internet — neste perfil, predominam homens pretos e pardos de 60 anos de idade ou mais, que cursaram até o ensino fundamental e residem em áreas urbanas nas regiões Nordeste e Sudeste.

    Também nas classes D e E foram constatadas as piores velocidades de conexão e também a mais alta parcela de residências que compartilham a conexão com os vizinhos, chegando a 25% do total de usuários.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.