Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O aceno de Tarcísio a Bolsonaro em Belo Horizonte

Governador gravou vídeo para a campanha de Bruno Engler (PL), que enfrenta nome do PSD de Gilberto Kassab no segundo turno

Por Valmar Hupsel Filho 22 out 2024, 11h49

Embora seja governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) gravou um vídeo de apoio à campanha do deputado estadual bolsonarista Bruno Engler (PL) à prefeitura de Belo Horizonte. A peça foi divulgada pela campanha de Engler na manhã desta terça-feira, 22.

“Olá meus amigos de Belo Horizonte. Está chegando um momento decisivo: o dia 27, domingo, dia de transformar Belo Horizonte”, inicia Tarcísio. No vídeo, o governador de São Paulo afirma que o candidato do PL pode contar com ele  para “trocar experiências”. “Belo Horizonte merece renovação, merece sangue novo, merece alguém que faça a diferença, e que vai poder contar conosco aqui para a gente possa compartilhar as nossas experiências”, afirma.

Ao se manifestar a favor de Engler, Tarcísio faz um aceno ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que apoia a candidatura do deputado na capital mineira, em detrimento ao seu próprio secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. Em Belo Horizonte, o PSD é o partido do atual prefeito Fuad Noman, que tenta a reeleição e enfrenta Engler no segundo turno.

O gesto de Tarcísio também ocorre à revelia do seu próprio partido. No primeiro turno, o Republicanos lançou candidato próprio à prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual Mauro Tramonte, que ficou em terceiro, e não declarou apoio a nenhum nome no segundo turno.

Continua após a publicidade

Nos bastidores, caciques do Republicanos na capital mineira afirmaram surpresa e preocupação com o que afirmaram ser um “risco” a divulgação de apoio de Tarcísio a Engler. Neste ano, o partido filiou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, com o intuito de lançar sua candidatura ao governo do estado em 2026. O campo bolsonarista também se movimenta para lançar candidato próprio ao governo.

Em Belo Horizonte, Fuad Noman tem vantagem numérica sobre Bruno Engler no segundo turno da disputa. Pesquisa Real Big Data divulgada nesta terça-feira, 22, aponta Fuad com 50% das intenções de voto, e Engler com 45%. Os dois estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.