Nunes nomeia ex-secretária de Curitiba para melhorar notas do Ideb em SP
Maria Silvia Bacila assume posto nesta quarta-feira, 29; capital paulista viu indicar da educação cair nos últimos anos

Com o objetivo de melhorar o ensino municipal, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nomeou a ex-secretária de Educação de Curitiba para o posto de secretária-executiva Pedagógica do município. A nomeação de Maria Silvia Bacila saiu no Diário Oficial desta quarta-feira, 29.
Uma das principais tarefas da agora titular será a de melhorar as notas do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que mede a qualidade do ensino.
No Ideb 2023, o mais recente, a cidade de São Paulo não conseguiu atingir a meta de 6,2 e registrou recuo no indicador: de 5,7 para 5,6 entre 2021 e 2022. Na época, a gestão Nunes atribuiu os resultados de queda no rendimento à pandemia. Antes, em 2019, a média da capital paulistana era 6.
Na mesma edição de 2023 do Ideb, Curitiba — com a Educação à época comandada por Bacila — viu a média passar de 6 para 6,3. Segundo os dados do Ministério da Educação (MEC), a capital paranaense ficou em terceiro lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental dentre as capitais, atrás de Rio Branco e Teresina, com 6,4, e de Goiânia, com 6,5.
Outro fator considerado na escolha da pedagoga foi a taxa de distorção idade-série: Curitiba está no topo do ranking nacional como a capital com a menor taxa no Ensino Fundamental da rede municipal pública de ensino. A capital do Paraná fechou o último ano com percentual de 2,3%, seguida por Palmas, com 4,2%, e Cuiabá, com 5,1%.
De acordo com a gestão Nunes, a prefeitura deve cumprir uma das promessas de campanha de iniciar um projeto nas 50 escolas com os piores índices no Ideb. A ideia é repetir nessas unidades o que vem sendo implantado no Liceu Sagrado Coração de Jesus, escola conveniada à administração municipal e que teve notas acima da média das escolas municipais sem a parceria.
A prefeitura firmou um convênio com a instituição em agosto de 2022, quando a direção do Liceu anunciou seu fechamento, e o prefeito propôs abrir uma escola municipal no local para ser gerida pelos padres da escola. Apenas na Prova SP do ano passado, o Liceu esteve acima das unidades municipais em todas as séries do 2º ao 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.
O atual secretário de Educação do município, Fernando Padula, publicou um vídeo parabenizando Bacila pela chegada à secretaria.
‘Inspiração’ no Paraná
A escolha por gestores paranaenses na área da educação tem sido uma constante em São Paulo. No início de seu mandato, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou o ex-secretário de Educação do Paraná Renato Feder como titular da pasta em São Paulo. Sua gestão, entre 2018 e 2022, rendeu bons índices durante o governo Ratinho Jr. (PSD): hoje, o Paraná lidera o Ideb com a melhor educação do Brasil no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental.