Nunes e Tarcísio se chamam de ‘irmãos’ em aniversário de São Paulo
Na quarta agenda pública conjunta em menos de dez dias, prefeito e governador trocaram elogios e reafirmaram integração

Bastou virar o ano para que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) mudassem a estratégia. Em menos de dez dias, os dois se encontraram quatro vezes em agendas públicas para mostrar sintonia e união político-eleitoral. Nesta quinta, 25, aniversário da capital paulista, a agenda começou cedo, como uma missa na Catedral da Sé e anúncios conjuntos para a revitalização do centro. Ao discursarem, seguiram o mesmo script: ambos se chamaram de “irmãos” e afirmaram que governam juntos, em total integração.
Primeiro a falar, Nunes afirmou que considera Tarcísio como um irmão, dono de um “imenso coração, sensibilidade e capacidade de trabalho”. Em tom descontraído, o prefeito destacou que as equipes do município e do estado atuam como se fossem uma só. Sem citar a eleição nem o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem também espera apoio explícito em sua campanha pela reeleição, o emedebista usou a data para destacar que a parceria é benéfica para a população e para divulgar sua intenção de construir um VLT (veículo leve sobre trilhos) de 12 km na área central, o primeiro movido a hidrogênio líquido.
Tarcísio, que acompanhou a inauguração do edifício-sede dos corpos artísticos da Fundação Theatro Municipal, inaugurado oficialmente nesta quinta, e acompanhar a entrega de unidades habitacionais nos arredores da Praça das Artes, no centro. O governador aproveitou a visita para anunciar uma série de medidas que visam a requalificação e revitalização da região, como a oferta de linhas públicas de crédito a empreendedores, ações públicas de fomento ao turismo, reforço na segurança pública e entrega de moradias.
O modelo deve se intensificar ao longo do ano. A menos de dez meses das eleições municipais, Nunes vê em Tarcísio um importante cabo eleitoral para firmar posição contra a parceria consolidada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), hoje seu principal adversário.
Mais do que o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PL, o atual prefeito busca mostrar ao eleitor que a sintonia política e de gestão com o governador rende resultados para a população de São Paulo. Na quarta, 17, os dois foram ao extremo da zona sul gravar vídeos para divulgar a primeira fase de implementação da maior usina fotovoltaica flutuante do estado e os testes finais do Aquático, barco que será integrado ao transporte público da cidade.
Endosso político
Em todos os encontros, Tarcísio tem feito questão de endossar a reeleição de Nunes, afirmando que ele é a melhor opção para a cidade. E também para ele próprio, que não quer se ver entre Lula presidente e Boulos prefeito.
“Nunes é meu amigo, meu irmão. Tem sido um grande companheiro, fácil de trabalhar e extremamente humilde e preocupado com os mais simples”, discursou Tarcísio, que, em seguida, negou que a fala tenha qualquer relação com a eleição. “O que estou traduzindo aqui é a boa relação de trabalho que nós temos. É fundamental, para que tenhamos sucesso, que governo e prefeitura trabalhem juntos. Não há chances de êxito sem isso. E eu encontrei no Ricardo esse grande companheiro, que arregaça as mangas e discute conosco os projetos. Então, estou fazendo uma aposta”, afirmou a VEJA.