Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nunes, Boulos e Marçal: como seriam os duelos de 2º turno em São Paulo

Apesar do avanço nas pesquisas, coach perderia força em confrontos diretos, indica Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 23 ago 2024, 11h44 - Publicado em 23 ago 2024, 09h00

A pouco mais de um mês das eleições municipais, a corrida pela prefeitura de São Paulo está acirrada, e o primeiro turno se embaralha entre os três principais candidatos: o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o coach Pablo Marçal (PRTB).

Nas últimas duas semanas, Marçal disparou nas pesquisas eleitorais, enquanto Nunes e Boulos, que lideraram boa parte da corrida eleitoral até aqui, ficaram pressionados, em grande parte, pela repercussão negativa de suas ausências no debate realizado por VEJA na última segunda-feira, 19.

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira, 23, indica que, nos limites da margem de erro de 2,6 pontos percentuais, o prefeito e o parlamentar do PSOL empatam tecnicamente na primeira posição, mas o coach empata com o deputado na segunda posição. Segundo a pesquisa, Ricardo Nunes teria 24,1% das intenções de voto, seguido por Guilherme Boulos (21,9%), Pablo Marçal (17,9%) e o tucano José Luiz Datena (13,2%) — dentro da margem de erro, Datena e Marçal também estão empatados.

Em meio às incertezas sobre os nomes que irão ao segundo turno na capital paulista, o Paraná Pesquisas simulou alguns cenários de confronto direto entre os três candidatos que encabeçam o levantamento. Veja, a seguir, como cada um deles se sairia nos duelos.

Continua após a publicidade

Nunes x Boulos: prefeito leva a melhor

Em um embate direto entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o prefeito derrotaria o parlamentar com folga. Segundo a pesquisa divulgada hoje, o atual mandatário do Executivo paulistano levaria 50,7% dos votos, enquanto o deputado psolista ficaria com 34,2%.

Dentre as simulações possíveis, esse cenário representaria o confronto mais polarizado entre direita e esquerda na corrida municipal em São Paulo, já que Nunes é o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ao passo que Boulos é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principais cabos eleitorais nas votações de 2024.

Boulos x Marçal: empate técnico

Já a simulação de duelo entre Boulos e Pablo Marçal é bem mais acirrada e acaba em empate técnico. Nessa hipótese, o deputado do PSOL somaria 42,9% do eleitorado contra 38,3% do coach, embaralhando-se dentro dos limites da margem de erro.

Continua após a publicidade

A briga entre os dois nomes vai bem além das pesquisas eleitorais — desde o início do período de campanha, Marçal enfrenta uma série de ações movidas por Boulos na Justiça Eleitoral, incluindo processos por difamação e infindáveis pedidos de direito de resposta. Nas últimas semanas, o empresário goiano vem repetidamente acusando o adversário de ser usuário de cocaína, inclusive disparando as alegações durante debates ao vivo, sem apresentar nenhuma evidência para sustentar a denúncia.

Nunes x Marçal: lavada contra o coach

O terceiro cenário simulado pelo Paraná Pesquisas é animador para o prefeito e amargo para o coach: na possibilidade de um segundo turno entre Nunes e Marçal, o primeiro venceria por 52,1% contra 25,7% dos votos, batendo o adversário com vantagem ainda maior do que no duelo com Boulos.

Apesar da margem confortável de vitória para Nunes, o atual mandatário não pode se dar ao luxo de aliviar a campanha contra o empresário, já que ambos disputam o mesmo segmento do eleitorado: a direita, em especial o bolsonarismo. Embora o prefeito conte com o apoio declarado da família Bolsonaro — inclusive, concorrendo com um companheiro de chapa indicado pelo ex-presidente, o coronel Ricardo Mello Araújo —, os detalhamentos de pesquisa apontam que é nesse grupo que Marçal vem “roubando” eleitores para avançar na corrida.

Continua após a publicidade

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 19 e 22 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.