Novo avião da FAB com deportados dos EUA chega ao Brasil
Sétimo voo do ano com brasileiros repatriados pousa em Fortaleza com 80 cidadãos a bordo

Chegou ao Brasil na manhã desta sexta-feira, 25, um voo trazendo 80 cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, por volta das 9h20.
De acordo com o Itamaraty, o voo trouxe 69 homens adultos desacompanhados, um passageiro menor de idade e um núcleo familiar composto por dez pessoas. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a aeronave deve seguir mais tarde para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, com previsão de chegada à capital mineira às 15h.
Este é o sétimo voo que traz brasileiros deportados dos EUA em 2025. Desde que o início do segundo mandato presidencial de Donald Trump, em janeiro deste ano, chega a 770 o total de cidadãos, incluindo crianças e adolescentes, que foram presos pela polícia de imigração americana por estarem no país sem visto, ou optaram pela autodeportação para evitar a cadeia.
Ao desembarcar, os passageiros foram recebidos por equipes do governo federal em operação de “recepção humanitária” — segundo o ministério, o objetivo é garantir que os cidadãos recebam tratamento “digno, humanizado e articulado” e apoio logístico para retornar aos seus familiares casas ou ser hospedados em instituições de assistência social.
O primeiro voo do ano com deportados dos EUA chegou ao Brasil em 24 de janeiro, trazendo os cidadãos algemados e relatando maus-tratos e abusos por parte do governo americano. A situação gerou um mal-estar diplomático entre o Planalto e a Casa Branca, instando o governo federal a atuar mais diretamente no acolhimento aos brasileiros repatriados para evitar violações de direitos humanos durante as deportações.
Atualização: a primeira versão desta matéria indicava o número de 84 cidadãos deportados, conforme previsão divulgada na quinta-feira. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores corrigiu o dado e informou que viajaram 80 passageiros, esclarecendo que o total é confirmado apenas no momento em que o avião decola a partir dos Estados Unidos.