Morre o ex-senador, ex-ministro e ex-governador de Goiás Iris Rezende
Político goiano, que tem longa trajetória no MDB e foi uma das principais lideranças do estado, morreu aos 87 anos em decorrência de AVC sofrido em agosto

O ex-governador de Goiás, ex-prefeito de Goiânia e ex-senador Iris Rezende, morreu nesta terça-feira, 9, aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) do qual foi vítima no dia 6 de agosto.
Rezende estava intubado desde sábado, 6, para tratar de uma infecção pulmonar. Ele já havia passado por uma cirurgia no Instituto Neurológico logo após ter o AVC diagnosticado. À época, o procedimento que foi considerado “bem-sucedido” pelos médicos.
Iris Rezende foi um dos principais políticos da história de Goiás. Ele começou a carreira política nos antigos PTB e PSDB, mas foi como filiado ao MDB por mais de 55 anos (entre 1966 e 2021) que ele construiu a maior parte de sua trajetória. Em 1969, teve o seu mandato de prefeito de Goiânia cassado pela ditadura militar e só teve os seus direitos políticos restabelecidos em 1979, com Lei da Anistia.
Foi prefeito de Goiânia por três mandatos, governador por dois, senador entre 1995 e 2003 e ministro da Agricultura no governo José Sarney e da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Seu último cargo político foi o de prefeito de Goiânia entre 2017 e 2020.
https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1457989896526782466?s=20
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), decretou luto oficial de sete dias no estado. “Nosso estado chora a sua partida. meu amigo”, postou no Twitter. O seu enterro será às 17h, no cemitério Santana, em Goiânia – seu corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, a partir das 11h.