Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

MG: Candidato tucano ao governo começa mal, mas Aécio vai bem ao Senado

Ex-governador, no entanto, tem dito que disputará a reeleição para deputado; levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2022, 18h06 - Publicado em 16 Maio 2022, 10h31

O pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSB, o ex-deputado federal Marcus Pestana, começou de forma tímida sua corrida ao comando do estado, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 10 e 14 de maio e divulgado nesta segunda-feira, 16.

Pestana, que foi lançado após o PSDB romper com o governador Romeu Zema (Novo), tem 1,7% das intenções de voto e fica bem atrás dos favoritos: o próprio Zema, que tem 46,8%; e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSDB), que tem 26,8%. Antes de Pestana aparece ainda o senador Carlos Viana  (PL), com 5,4%.

Outros candidatos não chegaram a pontuar: Renata Regina, do PCB (0,6%), Miguel Corrêa, do PDT (0,3%), e Lorene Figueiredo, do PSOL (0,2%). Entre os entrevistados, 10,9% disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum e 7,3% afirmaram que não sabem ou não responderam. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Senado

Já na corrida pela única vaga para o Senado, quem aparece na frente é o deputado federal Aécio Neves (PSDB), que já ocupou o cargo entre 2011 e 2018 e que também já governou Minas Gerais, entre 2003 e 2010. Ele tem 20,8% das intenções de voto, contra 8,3% do deputado Reginaldo Lopes (PT); 6,3% do senador Alexandre Silveira (PSD); 5,3% da vereadora Duda Salabert (PDT); 3,9% do ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio (PL); e 2,1% do deputado federal Marcelo Aro (PP).

Aécio, no entanto, vem dizendo que disputará a reeleição para deputado federal, uma opção que ele fez em 2018 por temer não ser reeleito ao Senado e, com isso, perder o foro privilegiado, já que naquele momento ele era alvo da Operação Lava-Jato.

Continua após a publicidade

Sem Aécio no páreo, quem lidera é Reginaldo Lopes (9,2%), seguido por Silveira (8,1%), Álvaro Antônio (5,6%) e Marcelo Aro (4,9%).

A pesquisa ouviu 1680 eleitores de 78 municípios de Minas Gerais por meio de entrevistas pessoais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG – 04957/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.