Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Marido de Zambelli empata na vice-liderança pela 2ª maior cidade do Ceará

Levantamento sobre a disputa pela prefeitura de Caucaia foi divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 10 set 2024, 13h13

A cidade de Caucaia, a segunda maior do Ceará, na região metropolitana de Fortaleza, vive uma disputa acirrada pela prefeitura. O ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) lidera a corrida eleitoral. Em segundo lugar, entre os nomes que se embaralham na briga por uma vaga no segundo turno, está o coronel Aginaldo de Oliveira (PL), ex-diretor da Força Nacional de Segurança e marido da deputada federal Carla Zambelli (PL).

Amorim, que governou a cidade entre 2017 e 2020 pelo PMB, encabeça a disputa com 35,9% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 10, pelo instituto Paraná Pesquisas. Entre 2023 e 2024, ele assumiu duas vezes uma cadeira na Câmara dos Deputados como suplente do deputado federal Célio Studart (PSD), que havia assumido como secretário de Proteção Animal do Ceará.

Em seguida, três nomes disputam a vice-liderança na pesquisa: a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), com 18,9%; o secretário estadual de Articulação Política, Waldemir Catanho (PT), com 15,4%; e Aginaldo de Oliveira (PL), com 12,3%. Dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais, o cenário é de empate técnico triplo na segunda posição.

Ex-PM deixou Força para disputar Congresso

Desde 2020, Aginaldo de Oliveira é casado com Carla Zambelli, deputada federal que cumpre o segundo mandato consecutivo na Câmara e está entre as aliadas mais aguerridas de Jair Bolsonaro, embora tivesse criado problemas para ele na reta final da disputa presidencial de 2022, quando foi flagrada perseguindo um eleitor com arma em punho em São Paulo. Em 2019, Oliveira foi nomeado diretor da Força Nacional de Segurançs, efetivo militar subordinado ao Ministério da Justiça que atua em casos de calamidade pública e manutenção da ordem.

O coronel serviu como chefe da Força Nacional até 2022, quando deixou o cargo para se candidatar a deputado federal do Ceará pelo PL, mas não foi eleito. Na disputa pela prefeitura de Caucaia, ele conta com o apoio de Bolsonaro como principal cabo eleitoral no município.

Continua após a publicidade

Prefeito desiste de campanha e aposta no PT à sucessão

O atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), está em seu primeiro mandato à frente do Executivo municipal, mas não vai disputar a reeleição. Segundo o mandatário, a decisão de ter um hiato na carreira política para se dedicar à família veio após a morte de sua filha, Maria Sofia Valim, que faleceu aos 19 anos no último mês de dezembro após complicações em um transplante de fígado.

Para sucedê-lo na prefeitura, Valim declarou apoio a Waldemir Catanho, que integra a gestão estadual do governador Elmano de Freitas (PT) e tem a candidatura endossada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores entre os dias 6 e 9 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é CE-09686/2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.