Marido de Zambelli deixa Secretaria de Segurança de Caucaia, no Ceará
Segundo o Diário Oficial do município, a exoneração ocorreu a pedido do próprio Coronel Aginaldo de Oliveira

O coronel da Polícia Militar Aginaldo de Oliveira (PL-CE), marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), deixou o comando da Secretaria de Segurança Pública de Caucaia, no Ceará. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município da última segunda-feira, 30 — segundo o documento, a demissão ocorreu a pedido do próprio ex-secretário.
Nomeado secretário de Segurança pelo prefeito Naumi Amorim (PSD) em janeiro deste ano, Aginaldo estava licenciado do cargo desde maio sob a justificativa de “doença de pessoa na família”. O pedido de afastamento foi protocolado duas semanas antes de Carla Zambelli anunciar, em 3 de junho, que havia fugido do Brasil na esteira de sua condenação à prisão pelo Supremo Tribunal Federal.
Segundo a assessoria de Zambelli, o coronel acompanha a esposa na viagem para fora do Brasil. Atualmente, o casal está na Itália, país onde a parlamentar tem cidadania. Em junho, a Polícia Federal afirmou que localizou a deputada, em cooperação com as autoridades italianas, em um apartamento “nos arredores de Roma” — ela é alvo de um mandado de prisão pela Interpol e de um pedido de extradição assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pode ser presa a qualquer momento no país europeu e enviada de volta ao Brasil.
‘Caveira’ do BOPE e ex-chefe da Força Nacional: quem é Aginaldo de Oliveira
“Caveira” do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PM, o coronel Antonio Aginaldo de Oliveira chefiou por três anos a Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, sob o governo de Jair Bolsonaro.
Em 2024, foi candidato apoiado pelo ex-presidente à prefeitura de Caucaia, mas foi derrotado no primeiro turno e terminou em quarto lugar. No segundo turno, apoiou Naumi Amorim (PSD), que venceu o pleito e nomeou o aliado à secretaria municipal de Segurança Pública em janeiro.
Aginaldo de Oliveira e Carla Zambelli se casaram em fevereiro de 2020, em Brasília. Um dos padrinhos do casamento foi o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que à época atuava como ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro — dois meses depois, o ex-juiz da Operação Lava Jato rompeu com o ex-presidente e deixou o cargo sob acusações de tentativa de interferência na Polícia Federal.