‘Mainha do crime’: polícia prende suspeita por morte de ciclista em SP
Segundo investigação, Suedna Barbosa Carneiro é chefe de quadrilha e responsável por 'comandar' criminosos que mataram Vitor Medrado durante assalto

A Polícia Civil de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 18, que prendeu a mulher apontada como chefe de uma quadrilha que atua na Zona Sul da capital paulista. De acordo com os investigadores, Suedna Barbosa Carneiro, conhecida como “mainha do crime”, era a responsável por “comandar” os criminosos que mataram o ciclista Vitor Medrado durante um assalto em frente ao Parque do Povo, também no Itaim, na última semana.
Suedna foi detida em Paraisópolis, na zona sul e, no local, foram apreendidos armas, documentos, eletrônicos, capacetes, mochilas de entrega e outros acessórios que, segundo a polícia, eram usados nos crimes. Ainda segundo os investigadores, ela financiava assaltos em diferentes bairros de São Paulo, facilitando as ações criminosas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a mulher, que já tinha passagem por porte ilegal de armas e receptação, ficava com parte dos objetos roubados das vítimas dos assaltos. A polícia analisa agora os itens apreendidos com ela para verificar se há alguma ligação com o latrocínio do qual Medrado foi vítima. A Polícia Civil diz que ainda procura pelos criminosos envolvidos nos roubos “financiados” por Suedna, como o que resultou na morte do ciclista.
A mulher foi encaminhada ao 11º Distrito Policial, de Santo Amaro, e permanece à disposição da Justiça. Além de policiais da delegacia, participaram da operação agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).
Relembre o caso
Vitor Medrado foi baleado e morto na manhã da última quinta-feira, 13, em frente ao Parque do Povo, no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo.
Imagens de uma câmera de segurança do local mostraram o momento em que o ciclista estava parado na calçada da rua Brigadeiro Haroldo às 6h12, quando outros dois homens chegaram em uma moto. Os criminosos pararam na frente do ciclista, que estava apoiado na bicicleta mexendo no celular. Em segundos, o homem na garupa atira, desce da moto e, ao que parece, toma o celular da vítima já caída. A dupla aparece fugindo na sequência.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o ciclista foi levado para o Hospital das Clínicas, também na zona oeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Além de ciclista, Vitor era treinador do esporte e medalhista. Nas redes sociais, compartilhava a rotina de treinos e também publicações pedalando ao lado da esposa, a também ciclista, Jaquelini Santos.