Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula venceria Michelle, Tebet e governadores em 2026

Instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento eleitoral nesta quarta-feira

Por Da Redação Atualizado em 27 nov 2024, 09h28 - Publicado em 27 nov 2024, 07h00

Caso as eleições presidenciais de 2026 ocorressem hoje — sem a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os potenciais rivais ao Palácio do Planalto. O levantamento foi publicado nesta quarta-feira, 27, pelo instituto Paraná Pesquisas.

No cenário com Michelle Bolsonaro (PL) como a candidata da direita, Lula ficaria com 34,2% do eleitorado contra 27,5% da ex-primeira-dama. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesta simulação, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), levaria 10,2% dos votos, enquanto a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), teria 8,2% e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ficaria com 6,4%.

Tarcísio, Ratinho e Zema: bolsonaristas em desvantagem

Lula também venceria qualquer um dos governadores de direita que são cogitados como candidatos à Presidência em 2026.

Caso o bolsonarismo seja representado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de São Paulo perderia para Lula por 24,1% contra 34,7% das intenções de voto.

Continua após a publicidade

Na hipótese com Ratinho Júnior (PSD) na disputa, o petista venceria com 34,4% ante 15,3% do governador do Paraná.

Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teria apenas 12,2% do eleitorado em embate contra o petista — neste caso, o mineiro fica numericamente atrás, mas tecnicamente empatado com Ciro Gomes, escolhido por 13,4% dos entrevistados.

Segundo turno: três cenários, três empates

A pesquisa simulou, ainda, três cenários de segundo turno entre Lula e representantes da direita bolsonarista. Em todas as hipóteses, a situação é de empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Continua após a publicidade

Se o segundo turno ocorresse hoje entre Lula e Bolsonaro, o atual presidente teria 41,9% dos votos contra 43,7% de seu antecessor. Em duelo contra Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama levaria 40,8% do eleitorado ante 42,7% do petista.

Já em confronto direto entre Lula e Tarcísio de Freitas, o mandatário do PT pontuaria 43%, enquanto o governador de São Paulo ficaria com 39,2% das urnas.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.014 eleitores em 86 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, para os resultados gerais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.