Lula usa festa popular para impulsionar pré-candidato em Salvador
Presidente desfila em carro aberto com o vice-governador Geraldo Júnior, em segundo lugar nas pesquisas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o caráter popular dos festejos pela passagem do 2 de Julho, data mais importante do calendário cívico baiano, para alavancar o pré-candidato à prefeitura de Salvador apoiado pelo PT, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). O emedebista está a cerca de 30 pontos percentuais de distância do líder das pesquisas de intenção de votos na cidade, o prefeito e pré-candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil).
Lula participou, nesta terça-feira, da comemoração pela passagem da data que lembra a batalha derradeira do povo baiano pela expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, consolidando na prática a Independência do Brasil declarada quase dez meses antes por Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga. O caráter eminentemente popular da festa, com desfiles a pé pelas apertadas ruas do centro da cidade, é considerado o primeiro teste de popularidade dos políticos em ano eleitoral.
Em sua terceira participação, Lula desfilou em carro aberto ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da primeira-dama Janja da Silva. Além deles havia apenas Geraldo Júnior e a cientista social Fabya Reis (PT), pré-candidata a vice, numa estratégia para “colar” a imagem dos dois à do presidente, que costuma ter votações expressivas na capital baiana.
O nome de Geraldo Júnior foi definido numa articulação interna, que teve a participação da cúpula dos partidos que compõem a base de Jerônimo (PSD, PSB, Avante e MDB, além da federação formada por PT, PCdoB e PV). Seu nome, no entanto, não tem apoio unânime dentro das legendas. O emedebista é alvo de críticas veladas por não ser considerado um representante da esquerda na cidade.
Lula, porém, vem reforçando o nome de Geraldo Júnior. Em entrevista a uma rádio local momentos antes do desfile, Lula afirmou ser ele a aposta do grupo para tentar desbancar Bruno Reis. “E apoio porque Geraldo Júnior é o candidato do nosso grupo político, da nossa federação, além de ser o vice-governador do nosso querido Jerônimo. Eu apoio porque o PT governa a Bahia há quase 20 anos e nunca governou a cidade”, disse.
Embora não seja do PT, Geraldo Júnior foi apresentado por Lula como uma “nova experiência administrativa” para a cidade. “Fico torcendo que Geraldo tenha sorte, que o pessoal trabalhe bastante, e se ele for eleito penso que Salvador vai ter uma nova experiencia administrativa, sobretudo contando com a participação efetiva do governador do Estado e do presidente da República”, afirmou.
Prefeito exalta participação de Lula
A participação de Lula na data cívica foi exaltada por Bruno Reis. O prefeito, entretanto, minimizou a possibilidade de transferência de votos para seu principal adversário.
“É sempre uma alegria o presidente vir aqui, mas isso não altera nada na nossa vida e no nosso trabalho. Quem vai escolher o prefeito é a população. O prefeito estará aqui tomando conta da cidade no dia a dia, o governador cuidará do estado, e o presidente do país. A população é soberana e vai escolher o melhor para governar a sua cidade”, disse.
Reis não participou de cerimônia de assinatura para obras na cidade, em que estava o presidente, realizada na véspera. Sobre sua ausência, disse que estava cumprindo agenda intensa de entrega de obras na segunda-feira.