Lula tem voto mais consolidado do que adversários, mostra pesquisa
Dado sinaliza que o petista dificilmente o petista será superado nas eleições
Além de manter a liderança na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8, o petista Luiz Inácio Lula da Silva pode comemorar outro dado do levantamento: ele é o candidato com a intenção de voto mais consolidada entre todos os adversários da corrida eleitoral faltando oito meses para o pleito. O dado sinaliza que dificilmente o petista será superado nas eleições.
Entre os entrevistados 74% disseram que a escolha de voto em Lula é definitiva (25% disseram que podem mudar caso algo aconteça). O valor supera os 65% de definição de voto em Jair Bolsonaro (35% podem desistir de votar no capitão). Entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), 38% se disseram decididos em escolher o pedetista. O índice é de 30% para Sergio Moro (Podemos) e 27% para João Doria (PSDB).
Lula também tem a menor rejeição entre os candidatos mais bem posicionados na pesquisa: 43% disseram que conhece o petista não votaria nele (36% disseram que conhece e votaria). O ex-presidente tem a rejeição menor que Bolsonaro (66%), Moro (62%), Doria (61%) e Ciro Gomes (54%). Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB), André Janoens (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) têm percentuais de rejeição menores, mas ostentam maiores índices de desconhecimento.
Na média de todos os cenários apresentados, Lula tem 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro. Os dois subiram um ponto percentual cada, dentro da margem de erro, em relação ao levantamento de janeiro. Eles são seguidos por Sergio Moro (Podemos), que caiu de 9% para 8%, e Ciro Gomes (PDT), que subiu de 5% para 7% na média de todos os cenários consultados pelo levantamento.
O governador João Doria (PSDB) pontuou entre 2% e 3% nos dois cenários em que seu nome foi apresentado. A mesma variação foi registrada com o deputado André Janones (Avante). Simone Tebet (MDB) tem 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.
A pesquisa ouviu 2 000 eleitores entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR–08857/2022.
Veja todos os cenários da pesquisa
Cenário 1
Lula 45%
Bolsonaro 23%
Moro 7%
Ciro Gomes 7%
João Doria 2%
Janones 2%
Simone Tebet 1%
Rodrigo Pacheco 0%
Felipe d’Avila 0%
Ninguém/branco/nulo 8%
Indecisos 5%
Cenário 2
Lula 45%
Bolsonaro 24%
Moro 9%
Ciro Gomes 8%
João Doria 3%
Ninguém/branco/nulo 8%
Indecisos 4%
Cenário 3
Lula 45%
Bolsonaro 24%
Moro 9%
Ciro Gomes 8%
Janones 2%
Ninguém/branco/nulo 8%
Indecisos 5%
Cenário 4
Lula 47%
Bolsonaro 26%
Ciro Gomes 9%
Janones 3%
Ninguém/branco/nulo 10%
Indecisos 4%
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







