Lula tem voto mais consolidado do que adversários, mostra pesquisa
Dado sinaliza que o petista dificilmente o petista será superado nas eleições
Além de manter a liderança na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8, o petista Luiz Inácio Lula da Silva pode comemorar outro dado do levantamento: ele é o candidato com a intenção de voto mais consolidada entre todos os adversários da corrida eleitoral faltando oito meses para o pleito. O dado sinaliza que dificilmente o petista será superado nas eleições.
Entre os entrevistados 74% disseram que a escolha de voto em Lula é definitiva (25% disseram que podem mudar caso algo aconteça). O valor supera os 65% de definição de voto em Jair Bolsonaro (35% podem desistir de votar no capitão). Entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), 38% se disseram decididos em escolher o pedetista. O índice é de 30% para Sergio Moro (Podemos) e 27% para João Doria (PSDB).
Lula também tem a menor rejeição entre os candidatos mais bem posicionados na pesquisa: 43% disseram que conhece o petista não votaria nele (36% disseram que conhece e votaria). O ex-presidente tem a rejeição menor que Bolsonaro (66%), Moro (62%), Doria (61%) e Ciro Gomes (54%). Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB), André Janoens (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) têm percentuais de rejeição menores, mas ostentam maiores índices de desconhecimento.
Na média de todos os cenários apresentados, Lula tem 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro. Os dois subiram um ponto percentual cada, dentro da margem de erro, em relação ao levantamento de janeiro. Eles são seguidos por Sergio Moro (Podemos), que caiu de 9% para 8%, e Ciro Gomes (PDT), que subiu de 5% para 7% na média de todos os cenários consultados pelo levantamento.
O governador João Doria (PSDB) pontuou entre 2% e 3% nos dois cenários em que seu nome foi apresentado. A mesma variação foi registrada com o deputado André Janones (Avante). Simone Tebet (MDB) tem 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.
A pesquisa ouviu 2 000 eleitores entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR–08857/2022.
Veja todos os cenários da pesquisa
Cenário 1
Lula 45%
Bolsonaro 23%
Moro 7%
Ciro Gomes 7%
João Doria 2%
Janones 2%
Simone Tebet 1%
Rodrigo Pacheco 0%
Felipe d’Avila 0%
Ninguém/branco/nulo 8%
Indecisos 5%
Cenário 2
Lula 45%
Bolsonaro 24%
Moro 9%
Ciro Gomes 8%
João Doria 3%
Ninguém/branco/nulo 8%
Indecisos 4%
Cenário 3
Lula 45%
Bolsonaro 24%
Moro 9%
Ciro Gomes 8%
Janones 2%
Ninguém/branco/nulo 8%
Indecisos 5%
Cenário 4
Lula 47%
Bolsonaro 26%
Ciro Gomes 9%
Janones 3%
Ninguém/branco/nulo 10%
Indecisos 4%